O que é Jelly Fungus: Jelly Fungi prejudicará minha árvore?
As chuvas de primavera e outono são vitais para as árvores da paisagem, mas também podem revelar segredos sobre a saúde dessas plantas. Em muitas áreas, os fungos gelatinosos parecem surgir do nada quando a umidade é abundante, fazendo os jardineiros buscarem respostas.
O que é Jelly Fungus?
O fungo de geléia pertence à classe Heterobasidiomycetes; é um primo distante do cogumelo. Esses fungos aparecem em uma ampla gama de cores, de branco a laranja, amarelo, rosa ou até preto, e possuem uma textura gelatinosa quando expostos a umidade suficiente. Uma das características mais notáveis desses fungos é a capacidade de absorver até 60 vezes seu peso na água, transformando-os de pequenos ninhos secos em arte natural de curta duração.
Muitos tipos de fungos de geléia aparecem nas árvores, mas entre os mais comuns estão o fungo da orelha de geléia e a manteiga de bruxa. Como o nome indica, o fungo geleia assemelha-se a um ouvido humano marrom ou cor de ferrugem quando está totalmente hidratado, mas em um dia seco, é mais um fungo seco que parece passas. A manteiga de bruxa geralmente é muito menor, então pode quase desaparecer completamente quando está seca - depois de uma chuva, ela se parece com gotas de manteiga amarelas ou alaranjadas.
Jelly Fungi prejudicará minha árvore?
Embora o fungo de geléia nas árvores pareça insidioso, esse geralmente é um organismo benéfico. Algumas espécies são parasitas de outros fungos, mas a maioria ajuda a decompor a matéria de árvores mortas - é por isso que elas são frequentemente vistas pelos caminhantes andando pela floresta. São boas e más notícias para sua árvore.
Os tecidos saudáveis da sua árvore não correm o risco de serem danificados pelo fungo da geléia, mas a presença deles indica que sua árvore está apodrecendo internamente no ponto em que está se alimentando. Se for uma podridão lenta, pode passar despercebida por anos, mas à medida que as populações de fungos gelatinosos crescem, sua súbita explosão de peso durante uma tempestade pode causar a ruptura desses galhos já enfraquecidos.
Alguns fungos de geléia não têm nada com que se preocupar, basta remover os galhos afetados e descartar o material. Se os fungos de geléia estão disseminados e se alimentam do tronco da sua árvore, você deve chamar um arborista profissional para avaliar a saúde da sua árvore. Árvores com podridão interna oculta representam sérios riscos na paisagem e, chamando um especialista, você pode evitar ferimentos em sua casa e nas pessoas ao seu redor.
Deixe O Seu Comentário