Plantas de gladíolo com sarna - controlar a sarna de gladíolo em cormos
As plantas de gladíolo crescem a partir de bulbos grandes e achatados chamados rebentos. Uma das principais doenças dessas plantas é chamada crosta. A crosta no gladíolo é causada pela bactéria Pseudomonas syringae e ataca os espigas de gladíolo. Se você tem plantas de gladíolo com crosta, você deve aprender mais sobre essa condição.
Continue lendo para obter informações sobre como reconhecer, prevenir e controlar a crosta de gladíolo.
Sarna no tipo de flor
Como você sabe se você tem plantas de gladíolo com crosta? Os sintomas iniciais são pequenos pontos nas folhas inferiores. Estes desenvolvem-se em manchas redondas e encharcadas de água, inicialmente com um tom amarelo pálido. Com o tempo, eles escurecem para preto ou marrom.
A crosta no gladíolo entrou no segundo estágio da doença quando as lesões superficiais parecem afundadas, com margens elevadas que têm a textura das crostas. Eles aumentam e crescem juntos, formando grandes áreas de doenças.
As manchas doentes exalam uma substância marrom gomosa amarela. Nos estágios finais, a crosta provoca podridão do pescoço ou da base das plantas. Todas as plantas de gladíolo com crosta parecem pouco atraentes e doentias e as mais afetadas morrem.
Controlando a crosta de gladíolo
Para começar a prevenir ou controlar esta doença, você precisa entendê-la. As bactérias se formarão nos cormos e depois passarão o inverno no solo. Eles podem durar em ambos os locais por até dois anos, o que dificulta o controle da sarna de gladíolo.
Alguns tipos de situações tornam a crosta mais provável. Por exemplo, você verá mais crostas de gladíolos em tempo chuvoso, quando o solo estiver úmido e o clima quente. A aplicação pesada de fertilizante nitrogenado também incentiva o crescimento de bactérias.
Tratamento de sarna de gladíolo
O melhor tratamento de sarna de gladíolo envolve o monitoramento e o cuidado dos cormos. Inspecione os cormos cuidadosamente antes de plantá-los. Se eles parecem estar infectados, não os coloque no solo do seu jardim. Verifique os cormos novamente quando os retirar do solo para armazenamento no inverno. Seque-os bem antes de guardá-los em um local fresco e bem ventilado.
Qualquer lesão no corpo aumenta as chances de a sua planta precisar de tratamento com sarna de gladíolo. Procure por ácaros, larvas e vermes no solo e lide com eles, se aparecerem. Use apenas ferramentas de poda esterilizadas e apenas poda durante o tempo seco para evitar a propagação da bactéria.
Por fim, gire os canteiros de gladíolo. Nunca plante essas flores no mesmo local por mais de alguns anos seguidos.
Deixe O Seu Comentário