Propagação de plantas: dicas para propagar raízes adventícias
As plantas precisam de raízes para fornecer apoio, comida e água e como armazenamento de recursos. As raízes das plantas são complexas e são encontradas de várias formas. As raízes adventícias estão entre esses vários tipos de formas radiculares e, sem dúvida, podem fazer você se perguntar: o que significa adventícia? O crescimento adventício das raízes se forma em caules, bulbos, cormos, rizomas ou tubérculos. Eles não fazem parte do crescimento tradicional das raízes e fornecem um meio para a planta se espalhar sem depender de sistemas radiculares subterrâneos.
O que significa adventício?
Plantas com raízes adventícias têm uma vantagem extra em plantas com sistemas radiculares tradicionais. A capacidade de brotar raízes de partes da planta que não são raízes reais significa que a planta pode se estender e se propagar de várias maneiras. Isso aumenta sua chance de sobrevivência e a capacidade de crescer e expandir.
Alguns exemplos de sistemas radiculares adventícios podem ser os caules de hera, os rizomas de rabo de cavalo que se espalham rapidamente ou as raízes que se formam a partir de álamos e ligam bosques. O principal objetivo desse crescimento radicular é ajudar a fornecer oxigênio para a planta. Isso é útil em áreas propensas a inundações ou onde os solos são pobres e inóspitos.
Plantas com raízes adventícias
Existem muitos tipos de plantas que usam raízes adventícias para melhorar suas chances de crescimento e sobrevivência. Carvalhos, ciprestes e manguezais são árvores que usam raízes adventícias para ajudar a estabilizar um bosque, propagar e compartilhar recursos.
O arroz é uma fonte básica de alimento que cresce e se espalha através de raízes adventícias rizomosas. Samambaias, musgo e a cavalinha já mencionada se espalham por caules subterrâneos que geram raízes adventícias.
O crescimento adventício da raiz é extremamente evidente nos figos estranguladores, que produzem esse tipo de raiz como suporte. Essas raízes podem terminar maiores que a árvore principal e abranger plantas maiores, abraçando-as para sustentar o figo enquanto se estende em direção à luz. Da mesma forma, o filodendro produz raízes adventícias em cada nó, o que ajuda a subir e reunir recursos.
Propagando raízes adventícias
Raízes adventícias são produzidas a partir de células da parte aérea. Estes se formam quando as células-tronco ou brotos axilares mudam de propósito e se dividem em tecido radicular. O crescimento radicular adventício é frequentemente estimulado por ambientes com baixo oxigênio ou condições de etileno elevadas.
As hastes adventícias fornecem um método importante de clonagem e propagação de várias plantas. Como as raízes já estão nessas hastes, o processo é ainda mais fácil do que o crescimento final do enraizamento. Os bulbos são um exemplo clássico de um organismo de armazenamento feito de tecido-tronco, que produz raízes adventícias. Essas lâmpadas produzem lâmpadas ao longo do tempo, que podem ser divididas da lâmpada mãe e iniciadas como novas plantas.
Outras plantas com raízes nas hastes da superfície são propagadas cortando uma seção do caule com bom crescimento radicular logo abaixo de um nó. Plante a área das raízes em meio sem solo, como turfa, e mantenha-se moderadamente úmido até que as raízes cresçam e se espalhem.
A propagação de raízes adventícias fornece um método mais rápido de clonagem do que as estacas, uma vez que as raízes já estão presentes e nenhum hormônio de enraizamento é necessário.
Deixe O Seu Comentário