Propagando plantas de casa: você pode cultivar plantas de casa a partir de sementes
Os jardineiros das janelas provavelmente propagam plantas de casa desde que a primeira pessoa trouxe a primeira planta para dentro de casa. Estacas, sejam de caule ou folha, são o método mais comum de propagação. As sementes são menos comuns, no entanto, existem algumas boas razões para o cultivo de plantas de casa a partir de sementes.
Por que cultivar uma planta de casa a partir de sementes?
Você pode cultivar plantas de casa a partir de sementes? Sim, e a propagação de plantas de casa a partir de sementes geralmente resultará em um crescimento mais forte e saudável porque elas são adaptadas às condições exclusivas da sua casa, como luz e umidade, desde o início. Esse cuidado inicial com sementes de plantas domésticas garante que suas chances de sobrevivência sejam muito maiores do que as contrapartes adquiridas.
Outra consideração é o custo. As sementes de plantas domésticas são relativamente baratas quando comparadas ao custo de plantas totalmente crescidas. Para alguns de nós, cultivar plantas de casa a partir de sementes pode ser um hobby gratificante, cujos resultados podem ser compartilhados com os amigos.
Infelizmente, enquanto muito é escrito ou compartilhado de boca em boca sobre outros métodos de reabastecimento de sua coleção, muito pouco é escrito sobre a propagação de sementes de plantas domésticas.
Localização de sementes de plantas domésticas
As sementes das plantas domésticas não estão tão prontamente disponíveis quanto as sementes de flores e vegetais. Catálogos de pedidos por correio e fontes on-line são provavelmente a maneira mais fácil de obter sementes de plantas domésticas de boa qualidade. Você também pode verificar as prateleiras de sementes no centro de jardinagem local ou até as grandes lojas de caixas no início da primavera, quando sementes de flores e vegetais estiverem em exibição.
Tenha cuidado ao encomendar suas sementes para propagação e não exagere. As sementes são compradas em peso e as sementes das plantas domésticas são pequenas. Encomende apenas o que você precisa no momento e lembre-se: um pouco vai longe.
A maioria dessas belezas botânicas é originária dos trópicos. Portanto, eles não requerem dormência e germinam assim que as condições forem adequadas, mesmo se ainda estiverem bem embalados. Isso os torna difíceis de armazenar para propagação futura. As sementes das plantas domésticas nunca devem ser refrigeradas, como às vezes é recomendado com outras sementes. Também deve-se tomar cuidado para mantê-los secos até que estejam prontos para uso. Então plante-os o mais rápido possível.
Propagação de sementes de plantas domésticas
Existem vários tipos de contêineres disponíveis: apartamentos, potes pequenos ou copos de papel. Qualquer recipiente pequeno serve, desde que haja pequenos orifícios no fundo para a drenagem. Encha seu recipiente com um meio de cultivo leve, para que suas sementes de plantas domésticas em germinação tenham espaço para inchar e enviar raízes.
Antes de adicionar as sementes, regue bem os recipientes, permitindo que o excesso de água seja drenado. Os tratamentos de sementes para incentivar a germinação são uma parte recomendada dos cuidados com as sementes das plantas domésticas, mas não são estritamente necessários. Experimente um pouco para ver o que oferece os melhores resultados.
Polvilhe suas sementes com moderação em uma folha de papel branca. Com um dedo úmido, toque levemente as sementes. Isso deve facilitar a coleta de algumas sementes de cada vez para distribuir em cada recipiente. Depois que todas as sementes tiverem sido entregues, cubra-as levemente com meio de envasamento. A regra geral é plantar sementes três vezes mais profundas que o diâmetro e essa regra também é verdadeira para a propagação de plantas domésticas. Algumas sementes, como as da violeta africana, são tão pequenas que só precisam ser colocadas no topo e não cobertas, pois se aninham facilmente no solo.
Até que você veja evidências de germinação em suas sementes de plantas domésticas, deve-se tomar cuidado ao molhar. Você não quer perturbar a semente. Mantenha seus recipientes longe da luz solar direta, mas mantenha o meio quente.
Dependendo da espécie e do seu talento para cultivar plantas de casa a partir de sementes, você deverá ver os resultados de seus esforços em duas a quatro semanas. Cultivar uma planta de casa a partir de sementes é um processo lento, mas há uma grande satisfação em adornar sua casa com seus esforços e em dar a seus amigos e vizinhos algo que você cultivou apenas para eles.
Deixe O Seu Comentário