Como plantar erva-doce - Como cultivar erva-doce
A erva-doce (Foeniculum vulgare) tem um histórico longo e variado de uso. Os egípcios e os chineses o usavam estritamente para fins medicinais e sua tradição foi trazida de volta à Europa pelos primeiros comerciantes. Durante a Idade Média, acreditava-se que possuía qualidades mágicas e as pessoas penduravam plantas de erva-doce nas portas para afastar os maus espíritos. Eventualmente, alguém reconheceu seu uso como aromatizante para ovos e peixes. Hoje, seu sabor fresco de anis faz dele o favorito dos cozinheiros de todos os lugares.
Nativa do sul da Europa, a erva-doce agora é naturalizada em toda a Europa, América do Norte e Austrália e cultivada em jardins em todo o mundo.
Plantio de erva-doce
Você encontrará dois métodos de propagação ao pesquisar como cultivar erva-doce. As plantas podem ser divididas, mas isso não é tão fácil quanto é com outras plantas de jardim e geralmente se mostra insatisfatório. Isso ocorre porque o funcho possui uma raiz de torneira longa que não gosta de ser dividida ou movida.
Plantar erva-doce por sementes é a opção mais fácil. As sementes podem ser semeadas assim que o solo esquentar na primavera. Embeber suas sementes por um dia ou dois antes da semeadura garantirá uma melhor germinação. Mantenha a área úmida até que as sementes germinem e afine as plantas de erva-doce a 30,5 a 46 cm. De distância quando elas tiverem 10 a 15 cm de altura. As plantas começarão a florescer cerca de 90 dias após o plantio.
Cultivo de erva-doce
Os passos para cultivar erva-doce são bastante simples, pois a erva-doce é uma planta de jardim tão agradável. Pertence à família da cenoura e da salsa e é primo de outras ervas como alcaravia, endro e cominho. Como essas outras ervas, as plantas de erva-doce produzem frutos aromáticos que são comumente, embora incorretamente, referidos como sementes.
Ao cultivar erva-doce, escolha um local ensolarado na parte de trás de uma cama bem drenada. A folhagem de textura fina pode crescer até 2 metros de altura e é um excelente cenário para outras plantações de flores.
A erva-doce é uma planta perene de vida curta que floresce melhor no segundo ano. É prontamente re-sementes e, embora não seja considerado invasivo, certamente ganhou sua reputação de crescimento agressivo. A erva-doce pode ser cortada no início da temporada para incentivar o crescimento do mato e deve ser morta para a colheita de sementes e para evitar o plantio excessivo de novas plantas.
Colha e seque as sementes à medida que as cabeças das flores desaparecem. Há apenas uma restrição sobre como cultivar erva-doce: não plante perto de endro. A polinização cruzada resulta em sementes com sabor estranho para ambas as plantas!
Uma vez estabelecida, a erva-doce não precisa de muito cuidado. Prefere solo ácido, aprecia a dose ocasional de fertilizante suave e um pouco de água adicional se o tempo estiver quente e seco.
Além das contribuições na cozinha, o plantio de erva-doce atrai insetos benéficos para o jardim e suas folhas são as favoritas das lagartas da borboleta rabo de andorinha.
Seja cultivada pelo seu valor culinário ou estritamente como ornamental, o cultivo de erva-doce é uma adição fácil e atraente ao seu jardim.
Deixe O Seu Comentário