Poda de roseiras: cortando rosas para mantê-las bonitas
Por: Stan V. Griep, mestre da American Rose Society Consulting Rosarian - Distrito das Montanhas Rochosas
A poda de rosas é uma parte necessária para manter saudáveis as roseiras, mas muitas pessoas têm dúvidas sobre como cortar rosas e como apará-las da maneira certa. Não há necessidade de ter medo. A poda de roseiras é realmente um processo simples.
Instruções para podar rosas
Eu sou um podador de primavera quando se trata de poda de rosas. Em vez de podar os arbustos de rosas no outono depois de adormecidos, espero até o início da primavera, quando vejo os brotos das folhas começando a se formar bem.
Minhas roseiras mais altas atingem uma poda de cerca de metade da altura, uma vez adormecidas no outono. A poda de rosas neste outono é para ajudar a evitar danos ao mato em geral devido aos ventos do inverno e às fortes nevascas, que agitam os bastões ou os quebram por todo o caminho até o chão.
Aqui no Colorado, e em qualquer lugar com clima frio de inverno, na maioria das vezes a poda da primavera significa cortar as rosas a menos de 10 a 15 cm do solo. Devido a toda a recuperação da cana devido a danos causados pelo frio, essa poda pesada de rosas é realmente necessária para a maioria das roseiras.
Digo mais porque existem algumas exceções a essa poda pesada. Essas exceções para aparar muito as rosas são os alpinistas, a maioria das miniaturas e mini-floras, além de algumas das rosas dos arbustos. Você pode encontrar instruções para podar rosas de escalada aqui.
As roseiras Hybrid Tea, Grandiflora e Floribunda recebem a poda pesada mencionada acima. Isso significa cortar as bengalas de volta ao local onde o crescimento verde pode ser encontrado, o que é tipicamente 2 a 3 polegadas do solo quando o clima permanece frio durante todo o inverno. Pouquíssimos anos me permitiram fazer o que eu chamaria de poda leve de cortar as rosas a 15 a 20 cm do chão.
Nas zonas mais quentes, essa poda pesada de rosas chocaria e horrorizaria a maioria dos jardineiros de rosas. Eles jurariam que a roseira agora certamente foi morta. Em áreas mais quentes, você pode achar que a matriz que precisa ser podada fica a apenas alguns centímetros da roseira. Independentemente da poda necessária, as roseiras parecem levar tudo a sério. O novo crescimento surge forte e orgulhoso e, antes que você perceba, eles recuperaram a altura, a folhagem bonita e as flores maravilhosas.
Ao podar as roseiras, lembre-se de que um bom ângulo com o corte é bom para evitar que a umidade fique na extremidade cortada da cana. Um corte muito íngreme fornecerá uma base fraca para o novo crescimento, portanto, um ângulo menor é o melhor. É melhor fazer o corte ligeiramente angulado, 3/16 a 1/4 de polegada acima de um broto de folha virado para fora. Os brotos das folhas podem ser encontrados em um local onde uma antiga junção de folhas múltiplas com a cana se formou na última temporada.
Dicas para cuidar depois de cortar rosas
Uma etapa muito importante neste processo de poda de rosas da primavera é selar as extremidades cortadas de todos os bastões de 3/16 de polegada de diâmetro e maiores com um pouco de cola branca da Elmer. Não é a cola da escola, pois parece gostar de lavar as chuvas da primavera. A cola nas extremidades cortadas dos bastões forma uma barreira agradável que ajuda a impedir que os insetos perfuradores colem nos bastões e causem danos a eles. Em alguns casos, um inseto chato pode perfurar o suficiente para matar a bengala inteira e, às vezes, a roseira.
Depois que a poda das rosas estiver pronta, dê a cada roseira um pouco de comida de sua escolha, trabalhando um pouco no solo e regando-as bem. O processo de novo crescimento que leva àquelas flores bonitas e queridas já começou!
Deixe O Seu Comentário