Videiras para usar na paisagem
Por: Nikki Tilley, Autor do Jardim Bulb-o-licious
Cultivar videiras na paisagem é uma ótima maneira de aproveitar o espaço vertical e aumentar o apelo, especialmente em áreas com pouco ou nenhum espaço. Eles podem ser usados para adicionar privacidade, ocultar vistas desagradáveis, criar sombra e muito mais. No entanto, lembre-se de que a maioria dos tipos de videiras exige algum tipo de sistema de suporte.
Trepadeiras
Trepadeiras adicionam interesse a praticamente qualquer paisagem. Eles estão disponíveis em várias formas, texturas e cores. Muitos deles vão até deliciar-se com belas flores ou frutas.
As videiras podem ser incorporadas em praticamente qualquer estilo de jardim usando suportes como cercas, treliças e mandris. Eles podem até ser cultivados em contêineres onde o espaço é limitado, adicionando altura e dimensão a essas áreas.
O tipo de videira que você cultiva geralmente determina o tipo de estrutura usada para apoiá-la. Por exemplo, aqueles com ventosas preferem crescer ao longo das paredes, enquanto aqueles com gavinhas se dão bem ao longo de cercas, treliças e similares.
Videiras decíduas e florescendo
Algumas das videiras mais comuns incluem cachimbo holandês, cipó Cross, clematite, hortênsia de escalada, madressilva, flor de maracujá e glicínias.
- O cachimbo do holandês é uma videira entrelaçada adequada para áreas sombreadas. Produz flores brancas a roxas acastanhadas, em forma de tubo, na primavera.
- Videira cruzada tem que semi-folhas e produz flores alaranjadas acobreadas incomuns.
- Clematis é uma videira entrelaçada e vistosa que gosta de sol a sombra parcial. Existem muitas variedades para escolher, que incluem várias cores.
- A hortênsia de escalada usa suas estruturas semelhantes a raízes para subir ao longo de postes ou troncos de árvores. Esta videira bonita adiciona cores vivas à sombra com suas flores brancas, que também são compensadas pela folhagem verde escura.
- Madressilva é uma videira entrelaçada popular para atrair borboletas para a paisagem. Plantadas no sol a sombra parcial, as flores variam de magenta a vermelho e laranja. Em climas mais quentes, esta videira é considerada uma.
- A videira de maracujá apresenta flores arroxeadas de aparência exótica e as folhas também são semi-verdes, dependendo da variedade e de onde é cultivada. Esta videira funciona bem em áreas onde suas flores podem ser apreciadas.
- As glicínias requerem suporte robusto e muito espaço. Embora seja perfumada, as flores de lavanda podem ser vistas à vista, sem poda adequada, essa videira pode sair rapidamente do controle.
Videiras cultivadas por outras razões
Algumas videiras também são cultivadas por sua cor e folhagem interessantes. Alguns destes incluem agridoce, videira de porcelana, trepadeira da Virgínia, Wintercreeper e Ivy.
- Agridoce é uma videira de rápido crescimento que produz bagas alaranjadas ou amarelas brilhantes no outono.
- A videira de porcelana produz bagas multicoloridas creme, azul ou roxa no final do verão.
- A trepadeira da Virgínia fornece uma cor de folha excepcional, mudando de verde bronze para verde escuro e depois vermelho ou bordô.
- A trepadeira “Purpurea” muda a cor da folha de verde para roxo.
- Ivy é uma videira sempre popular usada para cobertura do solo, mas também pode fornecer cores de folhagem interessantes. Por exemplo, as folhas da hera de Boston mudam de verde escuro para amarelo brilhante, laranja ou escarlate.
Deixe O Seu Comentário