Fertilizantes químicos: dando um impulso às plantas com fertilizantes convencionais
Por: Nikki Tilley, Autor do Jardim Bulb-o-licious
Os fertilizantes podem não fazer suas plantas crescerem, mas fornecem nutrientes adicionais, dando um impulso extra às plantas quando necessário. No entanto, decidir sobre qual usar pode às vezes ser esmagador. A escolha do melhor fertilizante para as plantas de jardim depende do que você cultiva e de sua preferência em relação aos métodos convencionais. Vamos aprender mais sobre o uso de fertilizantes químicos no jardim.
O que são fertilizantes químicos?
Fertilizantes químicos ou convencionais, são produtos sintéticos (sintéticos) que aparecem em várias formas, como granulares ou líquidos. Embora os fertilizantes convencionais ainda sejam amplamente utilizados, eles têm suas desvantagens. Por exemplo, fertilizantes convencionais podem ser prejudiciais ao meio ambiente e, se usados em excesso, podem queimar as plantas. No entanto, milhões de jardineiros preferem usar fertilizantes convencionais em detrimento de outros métodos, pois são mais baratos e de ação rápida.
Tipos de fertilizantes convencionais
Os fertilizantes granulares funcionam melhor em gramados ou outras grandes áreas de jardins e plantações paisagísticas, pois geralmente são de liberação lenta. As plantas absorvem nutrientes durante os períodos de chuva e intervalos de rega.
Fertilizantes líquidos são de ação rápida. São ótimas opções para plantações de contêineres ou áreas menores de jardim. Esses fertilizantes são os mais fáceis de aplicar e os mais populares, pois você pode aplicá-los enquanto rega.
Como escolher o melhor fertilizante para jardim
As plantas requerem três nutrientes principais para o crescimento saudável e vigoroso de nitrogênio, fósforo e potássio. Todos os fertilizantes, orgânicos ou convencionais, devem conter algum nível de cada um desses nutrientes de alguma forma. A porcentagem geralmente é listada na embalagem em uma proporção de NPK de número, como 10-10-10 ou 10-25-15. As plantas também requerem muitos micronutrientes. Infelizmente, nem todos os fertilizantes convencionais os incluem.
A fertilização excessiva é o problema mais comum associado ao uso de fertilizantes convencionais. Isso não apenas resulta em crescimento atrofiado e folhagem queimada, mas também pode tornar as plantas mais vulneráveis a pragas e doenças.
Problemas ambientais com fertilizantes convencionais surgem quando o excesso de nutrientes entra e contamina os recursos hídricos. Eles podem até ameaçar a vida selvagem quando bebem desses recursos ou se alimentam das plantas do jardim. Portanto, sempre deve-se tomar cuidado ao usar fertilizantes convencionais.
Os fertilizantes convencionais não ajudam o solo, como fazem os tipos orgânicos, como esterco ou composto. Embora as formas orgânicas possam ser mais lentas, elas são alternativas mais saudáveis. No entanto, se você optar por usar fertilizantes convencionais, siga as instruções cuidadosamente e tome cuidado para evitar o excesso de fertilização.
Deixe O Seu Comentário