Propagação de corte de serralha: Aprenda sobre o enraizamento de estacas de serralha
Se você tem um jardim de borboletas, é provável que você cultive erva-de-leite. As folhas desta planta perene nativa são a única fonte de alimento para lagartas de borboletas-monarca. A sobrevivência dessa espécie depende do grande número de plantas de serralha disponíveis.
Propagação de corte de serralha
Embora possa ser iniciada a partir de sementes, a propagação de corte de serralha é um método alternativo para aumentar o número de plantas de seringa em seu jardim de borboletas. Não é muito mais complicado do que tomar mudas de serralha e enraizar mudas de leite em um meio adequado.
Siga estas etapas para aumentar suas chances de cultivar erva-leite com sucesso a partir de estacas:
- Quando tomar estacas de serralha: No meio do verão, quando as hastes são verdes e herbáceas, é o momento ideal para colher mudas de serralha. Leva de seis a dez semanas para deixar o enraizamento de mudas de serralha e ter plantas prontas para transplante no jardim. Isso permite tempo suficiente para que a serralha plantada no outono se estabeleça antes do inverno.
- Como tirar estacas: Usando uma faca afiada ou tesouras de podar, corte hastes verdes com três a cinco nós de folhas. Estes devem ter cerca de 10 cm de comprimento. Remova as folhas inferiores do recorte para que apenas os dois pares superiores permaneçam. Isso reduz a perda de água enquanto a serralha enraíza.
- Escolhendo um meio para estacas: Devido aos baixos níveis de oxigênio, a serralha enraíza mal em meios baseados no solo. Os jardineiros podem criar seu próprio meio de enraizamento misturando uma proporção de 80/20 de perlita para musgo de turfa ou uma proporção de 50/50 de areia para perlita, turfa ou vermiculita.
- Mudas de enraizamento: Raspe levemente o fundo da haste da serralha antes de revesti-la com um hormônio de enraizamento. Use um pedaço de pau para fazer um buraco no meio de enraizamento e insira suavemente a base da haste da serralha. Empurre o meio de enraizamento firmemente ao redor da haste para fornecer suporte.
- Cuidar de estacas: Coloque as mudas de serralha em uma área sombreada do lado de fora. Evite a luz solar direta enquanto a serralha estiver formando raízes. Pulverize suavemente o solo e as folhas diariamente, certificando-se de que o meio de enraizamento não seque. O uso de garrafas recicladas de 2 litros como mini-estufas pode ajudar a reter a umidade nos dias quentes de verão.
- Transplantação de novas plantas: Depois que as mudas de serralha estiverem enraizadas, é hora de transplantá-las no jardim. Algumas espécies de serralha crescem longas raízes da torneira e podem ser difíceis de mover; portanto, é melhor escolher um local em que suas novas plantas de serralha possam crescer sem perturbações nos próximos anos.
Deixe O Seu Comentário