Poda de plantas perenes: quando devo podar minhas plantas perenes
Por que podar plantas perenes? Pense na poda como um tipo de manutenção preventiva para suas plantas. Em vez de desacelerar o crescimento, a poda perene apropriada pode estimular o crescimento, reduzir o tamanho das plantas e também prevenir ou limitar doenças. A poda perene de plantas é quase sempre uma parte importante da cultura das plantas. Para saber mais sobre os motivos das podas de plantas perenes, bem como dicas sobre como e quando aparar plantas perenes, continue lendo.
Razões para a poda de plantas perenes
Devo podar minhas plantas perenes? Absolutamente. Existem tantas razões para a poda de plantas perenes que a prática deve ser considerada uma parte importante dos seus deveres de jardinagem.
Restringindo o crescimento - Os jardineiros costumam pensar em poda de plantas perenes quando seus arbustos e árvores ficam grandes demais. A poda pode reduzir a altura e a propagação das plantas. As plantas perenes geralmente crescem mais altas ou mais largas do que você imagina e podem, com o tempo, interferir nas linhas de energia ou ocultar plantas próximas.
Você também pode precisar afinar uma árvore densamente ramificada para evitar perdê-la em uma tempestade. Os ramos mais finos também permitem o crescimento dos ramos internos. Outras razões para a poda de plantas perenes incluem a redução de novo crescimento de uma área ferida, a retirada de novos porta-enxertos de plantas perenes enxertadas e a remoção de brotos e ventosas de água.
Fitossanidade - As plantas perenes têm vida mais longa que as anuais, mas isso significa que elas são mais vulneráveis a pragas e doenças. Muitas das principais razões para a poda de plantas perenes envolvem a saúde das plantas. Devo podar minhas plantas perenes se forem atacadas por pragas ou doenças? Provavelmente. A remoção de galhos mortos, doentes, danificados ou infectados por pragas ajuda a manter saudáveis as plantas perenes.
Se você cortar galhos cruzados, poderá evitar ferimentos que podem ser infectados. Ao reduzir o crescimento de galhos espessos, você aumenta a circulação de ar e reduz a chance de doenças por fungos.
Razões estéticas - Devo podar minhas plantas perenes pela aparência? É perfeitamente aceitável fazer poda perene de plantas por razões puramente estéticas. Você só precisa ter cuidado para não danificar a planta cortando-a na hora errada.
Por exemplo, se você ama o belo padrão da casca de uma árvore ou da estrutura de um arbusto, pode podar a folhagem novamente para expô-la. Da mesma forma, você pode remover as plantas perenes para criar um formulário específico. Um hedge é um bom exemplo de uma forma perene que requer poda.
Quando aparar perenes
Se você está se perguntando quando cortar as plantas perenes, lembre-se de que a estação adormecida é longa enquanto o crescimento perene cessa. O final da temporada adormecida é o melhor momento para podar as plantas perenes.
Se você podar um pouco antes do início do crescimento da primavera, as feridas do corte serão curadas rapidamente quando esse crescimento começar. E é mais fácil ver o que precisa ser cortado quando os galhos não estão cobertos por folhas.
Deixe O Seu Comentário