Por que minha árvore está apodrecendo: informações sobre fungos de decomposição de madeira em árvores
As árvores maduras são um recurso inestimável para muitas paisagens de hortas domésticas. Árvores de sombra, plantas ornamentais e árvores de fruto são apenas algumas das opções quando se trata de criar habitat para a vida selvagem, além de criar um espaço acolhedor para os proprietários. Como você pode imaginar, sinais de podridão da madeira e danos a essas árvores podem causar um pouco de alarme entre os proprietários.
O que é o Wood Rot?
Podridão da madeira, ou deterioração da madeira, ocorre nas árvores devido à presença de vários tipos de fungos. Os fungos começam a quebrar a madeira dentro da árvore, fazendo com que ela enfraqueça. Embora casos graves de podridão possam ser óbvios na forma de grandes membros abatidos, os danos às árvores infectadas nem sempre são aparentes.
O que causa a podridão da madeira?
A podridão da madeira começa com danos à árvore. Lesões na árvore podem ser atribuídas a causas naturais ou a mais eventos "artificiais". Danos causados por animais, tempestades severas ou até podas inadequadas são exemplos pelos quais as árvores podem ser feridas.
A madeira exposta e danificada permite que os organismos comecem a coletar. À medida que os organismos se coletam e se multiplicam, os fungos começam a danificar a madeira. Com o tempo, a madeira nessas áreas enfraquecerá e se tornará mais propensa a quebra. Os fungos de decomposição da madeira continuarão colonizando e se espalhando por toda a árvore, causando danos progressivos.
Sinais de podridão da madeira
Embora os estágios finais da podridão da madeira sejam facilmente identificáveis, as árvores já podem ter problemas de podridão que ainda não são perceptíveis. Em muitos casos, a podridão existe por anos dentro de uma árvore antes que os efeitos de enfraquecimento da madeira comecem a causar problemas visíveis.
Crescimentos fúngicos, como conks, estão entre os primeiros sinais que você pode perceber. Esses crescimentos aparecem do lado de fora da árvore, às vezes perto de áreas previamente danificadas.
Como tratar a podridão da madeira
Infelizmente, não existem muitas opções para o tratamento da podridão da madeira. Depois de estabelecido, é melhor remover as partes danificadas da árvore. Isso é especialmente importante, pois as árvores infectadas podem ser fracas e facilmente propensas a cair ou deixar cair galhos grandes.
A queda de membros é obviamente um perigo, especialmente na paisagem doméstica. A remoção de matéria infectada também reduzirá o risco de os fungos no ar começarem a colonizar outras árvores próximas.
Prevenção da podridão da madeira
Embora a podridão da madeira possa ser uma questão importante para as árvores já estabelecidas, existem algumas medidas preventivas que você pode tomar para incentivar a saúde e o vigor de novas plantações.
O passo mais importante para prevenir a podridão é prevenir lesões na árvore. Isso inclui garantir que as árvores sejam plantadas em locais adequados às condições de cultivo necessárias.
Se as árvores forem danificadas, não há necessidade de preocupação imediata. Árvores saudáveis usam o processo de compartimentação como mecanismo de defesa contra fungos. Simplesmente, a árvore libera compostos para evitar a infecção.
A remoção e descarte de qualquer detrito em tempo hábil também ajudará a desencorajar o crescimento e a propagação de fungos de decomposição da madeira.
Deixe O Seu Comentário