Problemas de mudas de tomate: Aprenda sobre doenças de mudas de tomate
Ah, tomates. As frutas suculentas e doces são perfeitas sozinhas ou combinadas com outros alimentos. Cultivar seus próprios tomates é gratificante, e não há nada como uma fruta recém-colhida na videira. A semeadura de tomates cedo no interior ajuda os jardineiros do norte a aproveitar essas super frutas, mas os problemas das mudas de tomate podem acabar com os sonhos de caprese e BLTs. Aprenda a evitar essas doenças comuns das mudas de tomate.
Lidar com mudas de tomate doentes
O tomate é uma das frutas mais versáteis e algo pelo qual todos esperamos no verão. São fáceis de cultivar em áreas com muito sol e calor, mas também são propensas a muitas doenças fúngicas, virais e bacterianas. Muitas coisas podem causar mudas de tomate doentes, mas existem medidas que você pode tomar para evitar problemas. Algumas informações sobre doenças de mudas de tomate podem ajudar a evitar problemas à medida que crescem.
Doenças Fúngicas
Provavelmente mais problemas encontrados ao iniciar o tomate são fúngicos. Os fungos são sorrateiros e podem se infiltrar mesmo no melhor cultivo.
- A praga precoce é uma das doenças mais prevalentes nas mudas de tomate e ocorre em períodos de alta umidade e temperatura amena. Ela aparece como pequenas lesões negras na folhagem jovem e progride para criar olhos de boi de tecido necrótico. A folhagem falha e os caules são atacados, cercando-os.
- O amortecimento, causado pelos fungos Pythium ou Rhizcronia, é outra doença comum. É ativo em solo fresco, úmido e rico. As mudas murcham e depois morrem.
- A murcha de Fusarium é sustentada pelo solo e causa queda e murcha, seguidas de folhas amareladas.
- Botrytis é comum em muitas plantas. Produz mofo preto difuso e, uma vez que progride para o caule, cinge a planta e a mata.
Controlar a umidade, limpar restos de plantas antigas e evitar a irrigação aérea pode ajudar a prevenir todas essas doenças. Os fungicidas de cobre também podem ter algum efeito.
Problemas bacterianos
As doenças bacterianas entram por uma pequena ferida em uma planta. Isso pode ser causado por insetos, ferimentos mecânicos ou até pelas aberturas naturais de uma folha. As bactérias estão mais frequentemente na própria semente, mas podem se espalhar com salpicos de água, como acontece com a rega aérea.
- A mancha bacteriana das folhas começa nas folhas, produzindo halos amarelos com centros escuros. O resfriamento repentino após condições quentes e úmidas estimula a doença.
- O câncer bacteriano normalmente afeta as árvores, mas outras plantas nem sempre são imunes. Também produz uma auréola, mas é branca. As folhas jovens das plantas de tomate ficam riscadas com aftas que escoam bactérias quando mais velhas. Esta doença pode persistir no solo por anos.
- A mancha bacteriana tem sintomas semelhantes aos da mancha bacteriana.
Esses tipos de doenças das mudas de tomate são iniciados com as próprias sementes, por isso é importante comprar sementes de revendedores respeitáveis.
Problemas com mudas de tomate viral
Mudas de tomate doentes também podem ser infectadas com um vírus. Estes são geralmente introduzidos através de um vetor de inseto, mas também através do toque humano.
- O mosaico do tabaco causa plantas atrofiadas e manchas mosqueadas claras e escuras nas folhas. O vírus é extremamente infeccioso e pode ser transmitido pelo manuseio de plantas. Da mesma forma, o vírus de dupla faixa causa manchas e lesões com textura de papel.
- Tripes são um vetor de inseto que transmite murcha manchada. É semelhante à dupla risca com lesões riscadas, seguida pelo ranger das bordas das folhas.
- A parte superior encaracolada afeta muitos tipos de plantas, mas nos tomates ela atrapalha as plantas, deforma as folhas e as veias das folhas são roxas.
Em todos os casos, boas práticas de saneamento são importantes para evitar essas doenças. Remover ervas daninhas, controlar insetos e manter as ferramentas e mãos limpas pode reduzir a incidência desses tipos de doenças.
Deixe O Seu Comentário