Meu quiabo está apodrecendo: o que causa a desordem da flor do quiabo
Por: Ilana Goldowitz Jimenez, cientista e escritor de plantas
"Socorro! Meu quiabo está apodrecendo! Isso é ouvido frequentemente no sul da América durante períodos de clima quente de verão. Flores e frutos de quiabo ficam macios nas plantas e desenvolvem uma aparência difusa. Isso geralmente significa que eles foram infectados com flor de quiabo fúngica e praga de frutas. A flor do quiabo e a praga das frutas surgem sempre que houver calor e umidade suficientes para apoiar o crescimento do fungo. É especialmente difícil prevenir esta doença durante períodos quentes e úmidos, quando a temperatura atinge cerca de 27 graus Celsius.
Informação sobre a praga do quiabo
Então, o que causa a praga da flor do quiabo? O organismo da doença é conhecido como Choanephora cucurbitarum. Este fungo prospera quando o calor e a umidade estão disponíveis. Embora esteja presente em grande parte do mundo, é mais prevalente e mais problemático em regiões quentes e úmidas, como Carolinas, Mississippi, Louisiana, Flórida e outras partes do sul da América.
O mesmo fungo afeta outras plantas vegetais, incluindo berinjela, feijão verde, melancia e abóbora e é comum nessas plantas nas mesmas regiões geográficas.
O aparecimento de frutos e flores infectados com Choanephora cucurbitarum é bastante distinto. A princípio, o fungo invade a flor ou o final da flor dos frutos jovens do quiabo e os faz amolecer. Então, um crescimento confuso que se parece com alguns bolores se desenvolve sobre as flores e o final das flores.
Aparecem fios brancos ou cinza esbranquiçados com esporos pretos nas extremidades, cada um parecendo um alfinete de ponta preta preso na fruta. As frutas amolecem e ficam marrons, e podem alongar-se além do tamanho normal. Eventualmente, toda a fruta pode ser densamente coberta de mofo. Frutas localizadas na parte inferior da planta são mais propensas a serem infectadas.
Controle de flor de quiabo e queima de frutas
Como o fungo vive sob alta umidade, o aumento do fluxo de ar no jardim espaçando as plantas mais afastadas ou plantando em canteiros elevados pode ajudar na prevenção. Água debaixo da planta para evitar molhar as folhas e água no início da manhã para incentivar a evaporação durante o dia.
Choanephora cucurbitarum super-inverno no solo, especialmente se restos de plantas infectadas forem deixados no chão. Portanto, é importante remover as flores e frutas infectadas e limpar as camas no final da temporada. Plantar sobre cobertura plástica pode ajudar a impedir que os esporos do solo cheguem até as flores e frutos do quiabo.
Deixe O Seu Comentário