Melhorando a qualidade do solo: Como condicionar o solo para um melhor crescimento das plantas
Por: Ilana Goldowitz Jimenez, cientista e escritor de plantas
A saúde do solo é fundamental para a produtividade e a beleza de nossos jardins. Não é surpresa que os jardineiros de todo o mundo estejam procurando métodos para melhorar a qualidade do solo. O uso de condicionadores de solo é uma ótima maneira de conseguir isso.
O que é condicionamento do solo?
O condicionamento do solo significa melhorar vários aspectos da qualidade do solo:
- Tilth. Isso se refere à condição física do solo e à estrutura em maior escala. Inclui se o solo possui agregados (aglomerados) e qual o seu tamanho, se possui canais onde a água pode entrar e drenar e seu nível de aeração. O solo com boa inclinação possui uma estrutura que suporta o crescimento saudável das raízes.
- Capacidade de armazenamento de água. Isso é parcialmente uma função do tipo de solo, mas há outras coisas que o alteram. Idealmente, o solo é bem drenado, mas retém água suficiente para apoiar o crescimento saudável das plantas.
- Capacidade de retenção de nutrientes. Isso se refere à capacidade do solo de se agarrar aos minerais que as plantas usam como nutrientes. Os solos argilosos normalmente têm maior capacidade de retenção de nutrientes, o que significa que eles têm o potencial de serem muito férteis. No entanto, eles podem precisar de trabalho para superar algumas outras desvantagens, como a tendência a se tornarem compactos ou desajeitados.
- Percentagem de matéria orgânica. Isso é muito importante na promoção da atividade biológica do solo e afeta a capacidade de retenção de água e nutrientes e a quantidade.
Como condicionar o solo
Primeiro, evite degradar a qualidade do solo. Andar no solo do jardim, permitir que o solo exposto seja exposto a chuvas ou inundações, e trabalhar o solo quando está muito úmido podem prejudicar a inclinação. Em solo com pouca matéria orgânica, o excesso de trabalho no solo pode causar a formação de uma crosta dura. A exposição do solo exposto aos elementos também pode piorar a qualidade; portanto, mantenha o solo coberto entre as culturas, como lonas, cobertura morta ou culturas de cobertura.
Depois, pense sobre o que muda seu solo e como você pode alcançá-lo. O uso de condicionadores de solo (emendas destinadas a melhorar a condição física do solo) é uma maneira de fazer isso.
A adição de matéria orgânica na forma de composto, esterco ou materiais prontamente disponíveis, como grãos de café, é um meio confiável de melhorar a qualidade do solo. Esses condicionadores de solo melhoram a retenção de água em solos arenosos e melhoram a drenagem de solos argilosos que tendem a ficar encharcados. Geralmente é mais fácil manter uma boa inclinação no solo com alto teor de matéria orgânica. E o composto proporciona benefícios duradouros, aumentando o conteúdo de nutrientes do solo e contribuindo para a atividade biológica do solo.
Outros métodos para condicionar o solo
O composto é bom para quase todo o solo. Mas alguns condicionadores de solo, como gesso e turfa, fornecem benefícios apenas para certos tipos de solo ou certos tipos de plantas.
Outros produtos vendidos como condicionadores de solo têm benefícios duvidosos, ou os benefícios são desconhecidos. Antes de usar condicionadores de solo, verifique se há evidências confiáveis da eficácia do produto. Alguns precisariam ser adicionados em quantidades impraticáveis para alterar as propriedades do seu solo.
O plantio de plantas de cobertura pode ajudar a proteger o solo descoberto e adicionar matéria orgânica, além de melhorar a inclinação. As culturas de raiz principal, como rabanete, alfafa e chicória, podem ajudar a formar canais que permitem que a água se mova através de solos compactados ou mal drenados.
Deixe O Seu Comentário