Fungo de vassoura de bruxa - sintomas de vassoura de bruxa em amoras
No meu bosque, podem ser encontrados arbustos de amora em todos os lugares, desde as florestas aos subúrbios até os terrenos urbanos vazios. A escolha do Blackberry se tornou um dos nossos passatempos favoritos e gratuitos no final do verão. Com tantos arbustos de bagas, vi minha parte da vassoura-de-bruxa em amoras. Quais são os sintomas do fungo da vassoura de bruxa e existe um método para tratar a doença da vassoura de bruxa? Continue lendo para saber mais.
Quais são os sintomas do fungo de vassoura de bruxa?
A vassoura de bruxa data da Idade Média e apropriadamente se refere a esteiras emaranhadas de galhos que se projetam de muitas plantas lenhosas. Como cada vassoura é única, como você identifica o fungo da vassoura de bruxa?
Geralmente, a vassoura de bruxa em amoras é vista como um denso aglomerado de galhos e / ou galhos que se projetam para fora do centro da planta. Como você pode imaginar, a protuberância parece muito com uma "vassoura de bruxa" estereotipada. A vassoura pode ser pequena a vários metros de largura. Então, por que as amoras às vezes sofrem com a vassoura de bruxa?
A vassoura de bruxa pode ser causada por vários fatores, mas a causa raiz é simplesmente o estresse. O estresse pode ser causado por infestação de ácaros ou pulgões, mutação genética, infecção fúngica, condições ambientais ou fitoplasmas (organismo unicelular com núcleo desorganizado). Plantas parasitas como o visco também engendram a vassoura de bruxa.
Em outras plantas lenhosas, como o hackberry comum, acredita-se que a causa raiz seja o fungo em forma de oídio em conjunto com um ácaro eriofídeo. Em todos os casos, os resultados são múltiplos disparos que surgem de um ponto central em uma haste que termina em uma massa que se assemelha a uma vassoura. Basicamente, todos os brotos se desenvolvem igualmente.
No caso de amoras (e cerejeiras) com vassoura de bruxa, a anomalia é causada por um fungo ou possivelmente uma infecção bacteriana causada por insetos de olmo ou freixo.
Tratar a doença das vassouras de bruxa
Não há tratamento conhecido para a vassoura-de-bruxa com amoras ou qualquer outra planta. Embora a deformidade seja desagradável, geralmente não causa danos a longo prazo às plantas de frutos. Muitos dos galhos de uma vassoura morrem no inverno e a planta surge na primavera com vigor renovado. A presença de uma vassoura de bruxa não afetará a produtividade ou a saúde da planta. Se, no entanto, eles o estão incomodando, basta removê-los da planta.
De fato, o aparecimento da vassoura-de-bruxa em algumas plantas pode resultar em características desejáveis, como nanismo e aumento da ramificação. Por exemplo, muitos dos arbustos perenes mais populares e altamente recomendados são o resultado da vassoura de bruxa. Tanto o Montgomery Dwarf Blue Spruce como o Globosum, um pinheiro preto japonês arredondado, devem seu desejo à presença da vassoura de bruxa.
Deixe O Seu Comentário