Riscos de incêndio de eucalipto: as árvores de eucalipto são inflamáveis
As encostas da Califórnia estavam em chamas no ano passado e parece que um desastre semelhante pode ocorrer novamente nesta temporada. Os eucaliptos são comuns na Califórnia e nos estados mais quentes dos Estados Unidos. Eles também são encontrados na Austrália, dos quais muitos são nativos. A variedade de goma azul foi introduzida por volta da década de 1850 como plantas ornamentais e como madeira e combustível. Então os eucaliptos são inflamáveis? Em poucas palavras, sim. A imagem que pinta é da Califórnia e de outras áreas com sérios danos causados pelo fogo de eucalipto.
As árvores de eucalipto são inflamáveis?
Os eucaliptos são comuns na Califórnia e foram introduzidos em muitos outros estados quentes. Na Califórnia, as árvores se espalharam tão prolificamente que existem bosques inteiros quase completamente compostos por chicletes. Esforços estão em andamento para erradicar as espécies introduzidas e devolver florestas às espécies nativas. Isso ocorre porque o eucalipto deslocou os nativos e muda a composição do solo onde cresce, alterando outras formas de vida ao fazê-lo. Os riscos de incêndio de eucalipto também são citados nos esforços para remover as árvores.
Existem alguns eucaliptos nativos, mas a maioria foi introduzida. Essas plantas resistentes têm um perfume deliciosamente perfumado e volátil em todas as partes da planta. A árvore derrama cascas e folhas mortas, que também formam uma pilha perfeita de pavio sob a árvore. Quando os óleos da árvore esquentam, a planta libera gás inflamável, que inflama em uma bola de fogo. Isso acelera os riscos de incêndio de eucalipto em uma região e desencoraja os esforços de combate a incêndios.
A remoção das árvores tem sido recomendada em grande parte devido aos danos causados pelo fogo do eucalipto, mas também porque eles estão substituindo as espécies nativas. As plantas são consideradas perigosas em áreas propensas a incêndios por causa do hábito de disparar faíscas se pegarem fogo. Óleo de eucalipto e fogo são uma combinação feita no céu da perspectiva do fogo, mas um pesadelo para todos nós em seu caminho.
Óleo e Fogo de Eucalipto
Em dias quentes na Tasmânia e em outras regiões nativas da goma azul, o óleo de eucalipto vaporiza no calor. O óleo deixa um miasma nebuloso pairando sobre os bosques de eucalipto. Este gás é extremamente inflamável e causa muitos incêndios.
O detrito natural sob a árvore é resistente à degradação microbiana ou por fungos devido aos óleos. Isso faz do óleo da árvore um maravilhoso antibacteriano, antimicrobiano e anti-inflamatório, mas o material ininterrupto é como usar gravetos para iniciar um incêndio. É seco e contém o óleo inflamável. Um raio ou um cigarro descuidado e a floresta podem facilmente se tornar um inferno.
Árvores de eucalipto inflamáveis amigáveis ao fogo
Os cientistas especulam que os eucaliptos inflamáveis evoluíram para serem "amigáveis ao fogo". Apanhar fogo rapidamente até que não haja uma camada óbvia permite que a planta retenha a maior parte de seu tronco quando o fogo avança para encontrar mais para queimar. O tronco pode brotar novos membros e regenerar a planta, diferentemente de outros tipos de árvores, que precisam brotar novamente das raízes.
A capacidade de reter o tronco dá às espécies de eucalipto um ponto de partida para o crescimento das cinzas. A planta já está cabeça e ombros acima das espécies nativas quando a recuperação do fogo começa. A fácil recuperação dos eucaliptos, somada aos seus gases oleosos voláteis, faz dele uma espécie potencialmente ameaçadora para os bosques da Califórnia e áreas similares conhecidas por abrigar essas árvores.
Deixe O Seu Comentário