Compreendendo os diferentes tipos de frutas
É hora de dissipar o mito, desvendar o mistério e limpar o ar de uma vez por todas! Todos conhecemos alguns dos tipos mais comuns de frutas, mas a classificação botânica real das frutas contém algumas surpresas. Então, quais são os diferentes tipos de frutas? O que realmente faz uma fruta, bem, uma fruta?
O que é uma fruta?
Os frutos são os órgãos reprodutivos produzidos pelas plantas que contêm sementes. Portanto, uma fruta é basicamente um ovário aumentado que se desenvolve após a polinização da flor. As sementes se desenvolvem e as partes estranhas da flor caem, deixando o fruto imaturo que amadurece gradualmente. Então nós comemos. Esta descrição inclui nozes e muitas frutas, anteriormente (até hoje), conhecidas como legumes - como tomates.
Diferentes tipos de frutas
Os frutos consistem em uma camada externa chamada pericarpo, que envolve a semente ou sementes. Algumas frutas têm um pericarpo carnoso e suculento. Isso inclui frutas como:
- Cerejas
- Tomates
- Maçãs
Outros têm pericarpo seco e incluem nozes e vagens de serralha. Simplificando, existem dois tipos comuns de classificações de frutas: as que são carnudas e as que são secas. E há as subdivisões em cada uma dessas categorias.
Classificação de Frutas
As variedades de frutas são ainda classificadas dependendo de seus diferentes métodos de dispersão de sementes. Por exemplo, em frutas carnudas, as sementes são dispersadas por animais que comem a fruta e depois as excretam. Outras sementes de frutas são dispersadas ao se agarrar ao pêlo ou às penas dos animais e depois caírem, enquanto outras plantas, como a avelã ou o tucano, produzem frutas que explodem espetacularmente.
Enfim, acho que discordo um pouco, então voltemos aos diferentes tipos de classificação de frutas. Frutas carnudas são classificadas em vários tipos:
- Drupas - Uma drupa é uma fruta carnuda que tem uma semente cercada por um endocarpo ósseo, ou a parede interna do pericarpo, que é doce e suculenta. As variedades de frutas drupadas incluem ameixas, pêssegos e azeitonas - basicamente todas as frutas sem caroço.
- Bagas - As bagas, por outro lado, têm várias sementes com um pericarpo carnoso. Estes incluem tomates, berinjelas e uvas.
- Pomes - Um pomo tem muitas sementes com tecido carnoso ao redor do pericarpo, que é doce e suculento. Pomes incluem maçãs e peras.
- Hesperidia e Pepos - O hesperidium e o pepo frutos carnudos têm uma casca de couro. Hesperidium inclui frutas cítricas, como limões e laranjas, enquanto as frutas pepo incluem pepinos, melões e abóboras.
Os frutos secos são classificados em categorias como:
- Folículos - Os folículos são frutos parecidos com vagens que contêm muitas sementes. Estes incluem vagens de serralha e as da magnólia.
- Leguminosas - As leguminosas também são semelhantes a vagens, mas abrem ao longo dos dois lados liberando várias sementes e incluem ervilhas, feijões e amendoins.
- Cápsulas - Lírios e papoulas são plantas que produzem cápsulas, que são notáveis ao abrir ao longo de três ou mais linhas no topo da fruta para liberar suas sementes.
- Achenes - Os achenes têm uma única semente, bastante frouxa, exceto um pequeno ancoradouro chamado funículo. A semente de girassol é um aquênio.
- Nozes - Nozes como bolotas, avelãs e nozes são semelhantes ao aquênio, exceto que os pericarpos são duros, fibrosos e compostos de um ovário composto.
- Samaras - As árvores de freixo e olmo produzem smaras que são aquênios modificados que possuem uma porção achatada e “asa” do pericarpo.
- Schizocarps - As árvores de bordo também produzem frutos alados, mas é chamado de esquizocarpo, pois é composto de duas partes que posteriormente se dividem em porções semeadas. A maioria dos esquizocarpos não é alada e é encontrada entre a família da salsa, e a semente geralmente se divide em mais de duas partes.
- Cariopses - A cariopsia possui uma única semente, na qual o revestimento da semente é aderido ao pericarpo. Entre elas estão plantas da família das gramíneas, como trigo, milho, arroz e aveia.
A categorização exata das frutas pode ser um pouco confusa e não tem influência na crença de que uma fruta é doce enquanto um vegetal é salgado. Basicamente, se tem sementes, é uma fruta (ou um ovário como nozes) e, se não, é um vegetal.
Deixe O Seu Comentário