Vegetais resistentes à seca: Crescendo vegetais tolerantes à seca nos jardins
Os cientistas estão pedindo condições cada vez mais quentes e secas em todo o mundo. Diante dessa certeza, muitos jardineiros estão estudando métodos de conservação de água ou vegetais resistentes à seca, variedades que evoluíram para crescer em regiões quentes e secas. Que tipos de vegetais tolerantes à seca funcionam melhor em um jardim com pouca água e quais são algumas outras dicas para o cultivo de vegetais com baixa água?
Dicas para o cultivo de vegetais de baixa água
Embora haja várias variedades de vegetais tolerantes à seca disponíveis, sem algum planejamento, a seca e o calor extremos matarão até os mais difíceis. Plantar no momento correto é crucial. Plante as sementes no início da primavera para aproveitar o clima quente e salte para iniciar a estação de crescimento, ou plante no final do outono para minimizar o uso de irrigação e aproveitar as chuvas sazonais.
Adicione uma camada de mulch de 3 a 4 polegadas, que pode reduzir a necessidade de regar pela metade. Use aparas de grama, folhas secas, agulhas de pinheiro, palha ou casca ralada para manter o solo mais fresco e reduzir a evaporação da água. Além disso, as camas elevadas ajudam a reter a água melhor do que as camas abertas. Plante em agrupamentos ou padrões de deslocamento hexagonal, e não em fileiras, ao cultivar vegetais tolerantes à seca. Isso fornecerá sombra das folhas para manter o solo mais fresco e a água evaporar.
Considere o plantio associado. Este é apenas um método de agrupar as culturas para colher os benefícios uma da outra. O método das três irmãs nativas americanas de plantar milho, feijão e abóbora juntos tem idade e funciona muito bem. O feijão libera nitrogênio no solo, o milho atua como um andaime de feijão vivo e as folhas da abóbora mantêm o solo fresco.
Use um sistema de gotejamento para molhar. A rega aérea não é tão eficiente e muita água evapora das folhas. Regue o jardim no final da noite ou de manhã cedo, entre 21:00 e 06:00. Regue mais fortemente quando as plantas são muito jovens e reduza a quantidade à medida que amadurecem. A exceção é que as plantas dão frutos, reintroduzem água adicional por um tempo e depois a reduzem novamente.
Variedades vegetais tolerantes à seca
Vegetais resistentes à seca são geralmente aqueles com dias curtos até a maturidade. Outras opções incluem as variedades em miniatura, pimentão e berinjela, por exemplo. Eles precisam de menos água para o desenvolvimento das frutas do que seus primos maiores.
A seguir, é apresentada uma lista, embora não completa, dos tipos de vegetais resistentes à seca:
- Ruibarbo (uma vez maduro)
- acelga
- Milho 'Hopi Pink'
- Milho 'asteca preto'
- Espargos (uma vez estabelecido)
- Batata doce
- Alcachofra de jerusalem
- Alcachofra
- Abóbora com riscas verdes
- Melão de iroqueses
- Melancia de bebê de açúcar
- Berinjela
- Mostarda verde
- Quiabo
- Pimentos
- Pepino armênio
Leguminosas de todos os tipos são resistentes à seca e incluem:
- Grão de bico
- Feijão tepário
- Feijão de mariposa
- Ervilha (ervilha de olhos pretos)
- Feijão-roxo 'Jackson Wonder'
Os tipos de amaranto de folhas verdes toleram pouca água, assim como muitas variedades de tomate. O feijão-vagem e o feijão-vagem têm uma estação de crescimento curta e podem depender da água residual encontrada no solo.
O cultivo de vegetais saudáveis e resistentes à seca exigirá uma estrita aderência a um cronograma de água quando as plantas forem jovens e não estabelecidas. Eles também precisam de uma boa camada de cobertura retentora de umidade, proteção contra ventos secos, solo alterado com matéria orgânica para alimentar as plantas e, para algumas plantas, sombrear tecidos para diminuir os efeitos do sol escaldante.
Deixe O Seu Comentário