Mão polinizando limeiras: Como mão polinizar uma limeira
A sua tília é menos do que estelar no departamento de polinização? Se seu rendimento é escasso, talvez você tenha se perguntado se pode polinizar manualmente o limão? A maioria das árvores cítricas são auto-polinizadoras, mas muitas pessoas, em um esforço para aumentar a recompensa, recorrem à cítrica polinizadora à mão. A polinização manual das tílias não é exceção.
Você pode polinizar limões à mão?
As abelhas me fascinam. Durante todo o verão, observei alguns grandes trapaceiros negros entrando e saindo da grade de entrada de ar que cobria debaixo da nossa casa. Alguns dias têm tanto pólen pendurado, que não conseguem se arrastar pelo pequeno orifício e se agitam procurando uma lacuna maior. Gosto tanto deles que nem me importo de que estejam construindo um pequeno Taj Mahal embaixo da casa.
Eu respeito o quão duro eles trabalham para me manter em frutas e vegetais. Eu até tentei duplicar o trabalho ocupado polinizando citros manualmente. É tedioso e me faz admirar ainda mais as abelhas. Eu discordo um pouco, mas sim, é claro que a polinização manual das tílias é muito possível.
Como polinizar a mão uma árvore de limão
Geralmente, os citros cultivados em ambientes fechados não precisam de polinização manual, mas como mencionado, algumas pessoas optam por fazê-lo para aumentar o rendimento. Para entender exatamente como polinizar manualmente, é uma boa idéia entender como as abelhas fazem isso naturalmente para replicar o processo.
O pólen está localizado nas anteras (macho) que aparecem como sacos de cor âmbar. Os grãos de pólen precisam ser transferidos para o estigma (feminino) na hora certa. Pense na palestra “pássaros e abelhas” da escola primária dos pais. Em outras palavras, a antera deve estar madura com pólen maduro e o estigma receptivo ao mesmo tempo. O estigma está situado no centro, cercado por anteras carregadas de pólen, aguardando a transferência de pólen.
Se você quiser aumentar seu rendimento cítrico, pode colocar suas plantas no exterior e deixar as abelhas fazerem o trabalho, ou se o tempo não estiver cooperando, faça você mesmo.
Primeiro, você precisará de um pincel minúsculo muito delicado, idealmente, ou um cotonete, borracha, lápis ou pena como último recurso. Toque delicadamente as anteras carregadas de pólen no estigma, transferindo os grãos de pólen. Felizmente, o resultado será que os ovários das flores polinizadas incham, o que é uma indicação da produção de frutas.
É simples assim, mas um pouco chato e realmente fará você apreciar as abelhas industriosas!
Deixe O Seu Comentário