Folhas de samambaia têm ferrugem: O que fazer para folhas de samambaia com aparência enferrujada
As samambaias são plantas verdes luxuriantes, valorizadas por sua capacidade de prosperar em ambientes com pouca luz e umidade, onde a maioria das plantas não sobrevive. No entanto, as plantas às vezes desenvolvem sintomas estranhos, como folhas de samambaia com aparência enferrujada.
Folhas de samambaia enferrujada, geralmente o resultado de crescimento e desenvolvimento normais, nem sempre são um problema. No entanto, em alguns casos, samambaias cor de ferrugem podem indicar um problema mais sério.
Ferrugem nas costas de folhas de samambaia
As samambaias são plantas antigas que se propagam de maneiras muito diferentes da maioria das plantas. Uma maneira de propagação de novas samambaias é através do desenvolvimento de milhões de esporos minúsculos que caem no chão, onde acabam se transformando em pequenas plantas.
Muitas vezes, fileiras de manchas marrons enferrujadas na parte de trás de samambaias maduras são realmente os casos de esporos inofensivos. O resíduo enferrujado é pulverulento e alguns podem pousar no topo das folhas.
Folhas de samambaia enferrujada
Se suas folhas de samambaia tiverem ferrugem que não parece ser esporos, pode ser necessário investigar para determinar a causa.
Samambaias expostas a muita luz solar podem desenvolver folhas marrons enferrujadas, às vezes com uma aparência crocante nas bordas. A solução para isso é fácil; mova a planta para um local em que esteja com sombra parcial ou luz solar filtrada, de preferência em um local onde esteja protegida da luz solar da tarde. Uma vez que a planta é realocada, as novas folhas devem ter uma cor verde saudável.
As samambaias também podem desenvolver manchas cor de ferrugem nas folhas no final de sua estação de crescimento, quando começam a entrar em dormência.
Também é possível que as folhas de samambaia com aparência enferrujada sejam afetadas por uma doença fúngica conhecida adequadamente como ferrugem. Nesse caso, a ferrugem parecerá pequenos flocos, que eventualmente se expandem para solavancos. A doença da ferrugem é vista principalmente na parte inferior das folhas.
Embora a ferrugem seja desagradável, ela geralmente não mata a planta. O melhor recurso é cortar e descartar as folhas afetadas. Regue com cuidado na base da planta e mantenha as folhas o mais secas possível. Alguns fungicidas podem ser úteis, mas leia atentamente o rótulo para determinar se o produto é seguro para sua planta.
Mantenha o solo úmido uniformemente, pois o solo seco pode fazer com que as folhas fiquem marrom-avermelhadas. No entanto, não regue tanto que o solo esteja alagado.
Deixe O Seu Comentário