Beliscar flores de manjericão: manjericão deve ser permitido a flor
Cultivo manjericão todos os anos em um recipiente no meu deck, perto o suficiente da cozinha para pegar facilmente alguns raminhos para animar quase qualquer criação culinária. Geralmente, eu a uso com tanta frequência que a planta não tem a chance de florescer, mas de vez em quando sou negligente em seu uso e, pronto, acabo com pequenas flores delicadas de manjericão. A questão é: o manjericão deve florescer e, se sim, você pode comer flores de manjericão?
Planta de manjericão
Se sua planta de manjericão floresceu, a questão do que fazer depende do motivo pelo qual você está cultivando a erva. Basil é um membro da família de hortelã, Lamiaceae, com mais de 40 variedades conhecidas. A maioria das pessoas o cultiva por sua folhagem aromática e saborosa, com cheiro de menta e cravo com leves notas apimentadas.
Embora o manjericão seja mais frequentemente associado ao Mediterrâneo ou à Itália, a erva realmente se originou na Ásia - Tailândia, Vietnã e partes da Índia - onde é cultivada frequentemente como perene. Devido a essa ampla conexão, o manjericão pode ser encontrado em quase todas as cozinhas do planeta.
Entre as vastas variedades de manjericão, Ocimum basilicum, ou manjericão, é o mais comumente cultivado. Ocimum é derivado do significado grego "ser perfumado" e, portanto, evoca a deliciosa folhagem desta planta. Folhas de manjericão, manjericão doce ou roxo, tailandês picante ou manjericão cítrico e limão, todos contêm óleos essenciais responsáveis por suas nuances de sabor únicas. A folhagem é facilmente machucada, liberando o perfume magnífico. Então, o manjericão deve florescer?
Flores em manjericão
Então, se sua planta de manjericão floresceu, isso é bom ou ruim? Se você está cultivando manjericão estritamente para suas folhas, é melhor remover as flores. Apertar o manjericão para trás permitirá que toda a energia da planta permaneça concentrada na produção de folhagem, criando uma planta mais arbustiva com mais folhas e mantendo níveis mais altos de óleos essenciais nas folhas. Deixar as flores nas plantas de manjericão tende a gerar um espécime de aparência irregular com menos folhas para colher.
Dito isto, se você também foi negligente em beliscar flores de manjericão, basta cortá-las e, como elas são bastante bonitas, colocá-las em um vaso de broto para desfrutar no parapeito da janela. Ou você também pode polvilhar sobre uma salada ou sobre uma massa para animar o prato, porque sim, as flores de manjericão são comestíveis. Eles também fazem um ótimo chá! Você pode esperar que as flores tenham um sabor semelhante às folhas, mas com um sabor mais suave.
Se, no entanto, sua intenção ao cultivar manjericão for um grande lote de pesto, convém apertar a erva para incentivar o crescimento das folhas. Aperte os botões de flores assim que surgirem. Geralmente, o manjericão precisa ser podado a cada duas a três semanas e não há problema em fazê-lo. A planta pode tolerar uma poda severa que, de fato, promove o crescimento.
Por fim, fertilize seu manjericão com moderação, pois ele realmente diminuirá os óleos essenciais perfumados e colha as folhas no início da manhã, quando estiverem no auge. Não exagere se a planta florescer - basta apertar as flores ou, melhor ainda, cortar metade da folhagem. Use para o jantar e a planta dobrará de tamanho dentro de algumas semanas, mais saudável e mais macia do que antes.
Deixe O Seu Comentário