Fertilizante de jardim de urtiga: informações sobre como fazer e usar urtigas como fertilizante
As ervas daninhas são realmente apenas plantas que evoluíram para se propagar rapidamente. Para a maioria das pessoas, elas são um incômodo, mas para algumas, que reconhecem que são apenas plantas, um benefício. Urtiga (Urtica dioica) é uma dessas ervas daninhas com uma variedade de usos benéficos, desde uma fonte de alimentos até um tratamento medicinal para adubar os fertilizantes de jardim.
Os nutrientes presentes nos fertilizantes de urtiga são os mesmos nutrientes que a planta contém e são benéficos para o corpo humano, como muitos minerais, flavinóides, aminoácidos essenciais, proteínas e vitaminas. Um alimento vegetal de folha de urtiga terá:
- Clorofila
- Azoto
- Ferro
- Potássio
- Cobre
- Zinco
- Magnésio
- Cálcio
Esses nutrientes, juntamente com as vitaminas A, B1, B5, C, D, E e K, combinam-se para criar um construtor tônico e imunológico para o jardim e o corpo.
Como Fazer Estrume de Urtiga (Fertilizante)
O fertilizante para jardins de urtiga também é conhecido como adubo de urtiga, tanto por causa de seu uso como fonte de alimento para as plantas quanto também por causa de seu cheiro enquanto fermenta. Existe um método rápido para fazer fertilizantes de urtiga e um método de longo alcance. Qualquer um dos métodos requer urtigas, obviamente que podem ser colhidas na primavera ou compradas em uma loja de alimentos naturais. Certifique-se de usar roupas e luvas protetoras ao pegar suas próprias urtigas e evite pegá-las perto de uma estrada ou outra área onde possam ter sido pulverizadas com produtos químicos.
Método rápido: para o método rápido, coloque 1 onça (28 g) de urtigas em 1 xícara (240 ml) de água fervente por 20 minutos a uma hora, depois coe as folhas e caules e jogue na lixeira. Dilua o fertilizante 1:10 e está pronto para uso. Este método rápido fornecerá um resultado mais sutil que o método a seguir.
Método de longo alcance: Você também pode fazer fertilizantes para o jardim de urtigas, enchendo um pote ou balde grande com folhas e caules, machucando primeiro a folhagem. Peso as urtigas com um tijolo, pedra de pavimentação ou o que você tem por aí e depois cubra com água. Encha apenas três quartos do balde com água para deixar espaço para a espuma que será criada durante o processo de fermentação.
Use água não clorada, possivelmente de um barril de chuva, e coloque o balde em uma área semi-ensolarada, de preferência longe da casa, pois o processo provavelmente será um pouco fedido. Deixe a mistura por uma a três semanas para fermentar, mexendo a cada dois dias até que pare de borbulhar.
Usando urtigas como fertilizante
Finalmente, coe as urtigas e dilua a mistura em uma parte de fertilizante para 10 partes de água para regar as plantas ou 1:20 para aplicação foliar direta. Ele também pode ser adicionado à lixeira para estimular a decomposição.
Ao usar urtigas como fertilizante, lembre-se de que algumas plantas, como tomates e rosas, não desfrutam dos altos níveis de ferro presentes nos fertilizantes de urtiga. Este fertilizante funciona melhor em plantas frondosas e alimentadores pesados. Comece com baixas concentrações e siga em frente. Tenha cuidado ao usar urtigas como fertilizante, pois a mistura ainda conterá espinhos, o que pode ser bastante doloroso.
Este alimento gratuito, embora um pouco fedido, é fácil de fazer e pode continuar sendo complementado ao longo do ano, adicionando mais folhas e água. No final da estação de cultivo, basta adicionar os restos de urtiga à lixeira e colocar todo o processo na cama até a hora da colheita da urtiga.
Deixe O Seu Comentário