Sinais e sintomas da vassoura de bruxa em árvores e arbustos
Já viu aquelas distorções parecidas com as de uma vassoura numa árvore? Talvez seja um dos seus ou em uma árvore próxima. O que são estes e eles causam algum dano? Continue lendo para descobrir mais sobre os sinais e sintomas da doença das vassouras de bruxa.
O que é a doença das vassouras de bruxa?
A vassoura de bruxa é um sintoma de estresse encontrado nas plantas lenhosas, principalmente nas árvores, mas também afeta os arbustos. Isso inclui árvores de folha caduca e arbustos, bem como coníferas e variedades sempre verdes. O estresse resulta em uma massa deformada de galhos e galhos, com aparência de vassoura. Como as vassouras já foram confeccionadas a partir de feixes de galhos e, como se presume que as bruxas são responsáveis por qualquer coisa incomum, essas anormalidades ficaram conhecidas como vassouras de bruxas.
O que causa as vassouras de bruxa?
A doença das vassouras de bruxa não é causada por bruxas, no entanto. Eles são realmente causados pelo estresse causado por pragas ou doenças. Isso inclui desde ácaros, pulgões e nemátodos a fungos, vírus e organismos bacterianos (fitoplasmas).
Além disso, plantas parasitas como o visco, que causam estresse nas árvores hospedeiras, podem levar à formação da vassoura-de-bruxa. Os fatores ambientais também podem ser os culpados e alguns são causados por mutações genéticas.
Geralmente, o tipo de árvore / arbusto é um bom indicador de seu agente causal. Por exemplo, vassouras de pinheiro são comumente causadas por fungos ferrugem. As infecções por fungos também podem afetar as cerejeiras e as amoreiras, formando o crescimento das vassouras. Pessegueiros e gafanhotos negros podem ser afetados por vírus que podem resultar em vassouras de bruxa. As amendoeiras também podem receber vassouras, e normalmente são causadas por fungos e ácaros.
Os ácaros também podem ser responsáveis pela vassoura de bruxa nos salgueiros. Os pulgões são geralmente responsáveis por essas deformidades nos arbustos das madressilvas, enquanto os fitoplasmas levam à doença em freixos e olmos.
Sinais e sintomas da vassoura de bruxa
A vassoura de bruxa pode ser facilmente identificada pelos densos cachos de galhos ou galhos, que crescem a partir de uma fonte central - semelhante a uma vassoura. É melhor visto em árvores de folha caduca ou arbustos quando não estão em folha. Enquanto árvores agulhadas, como pinheiros, podem consistir em agulhas mais densas.
Pode haver apenas uma vassoura vista ou, em alguns casos, pode haver muitas. Alguns podem ser grandes, enquanto outros podem parecer muito pequenos e menos visíveis.
Tratamento de vassoura de bruxa
A vassoura de bruxa pode ocorrer por vários meses a vários anos e, embora possa ser desagradável para algumas pessoas, realmente não representa uma ameaça séria para a árvore ou arbusto afetado. Atualmente, não há cura ou tratamento para a vassoura de bruxa. Você pode, no entanto, podar o crescimento da vassoura várias polegadas (5 a 10 cm.) Abaixo do ponto de sua formação, se desejado.
Deixe O Seu Comentário