Aprenda sobre o processo de polinização e plantas que precisam de polinizadores
Se você está tendo problemas com a falta de produção de vegetais e frutas, as chances são muito grandes de que o que falta às suas plantas são polinizadores. Sem a polinização por insetos, muitas plantas que cultivamos em nossos jardins não podem concluir o processo de polinização e, portanto, não produzirão frutas ou vegetais.
Todas as plantas precisam de polinização para produzir sementes e frutas, mas às vezes a Mãe Natureza, ou mesmo os jardineiros, pode impedir que as plantas que precisam de polinizadores obtenham a polinização de que precisam.
O que é polinização por insetos?
Muitos tipos de animais fazem parte do processo de polinização. Alguns deles incluem morcegos, pássaros e até mamíferos terrestres, mas os polinizadores mais comuns são insetos. A polinização por insetos é crucial para a maioria dos jardins e é tão simples quanto insetos como abelhas, borboletas e vespas voando de flor em flor para coletar néctar. No processo, o pólen se acumula em seus corpos e apaga outras flores que eles visitam. Isso fertiliza a flor e a planta cresce sementes e frutos ao redor das sementes.
Infelizmente, muitas coisas podem interromper o processo de polinização por insetos. Muita chuva ou muito vento podem impedir que os polinizadores cheguem a uma planta e suas flores. Um jardineiro também pode estar colocando pesticidas em suas plantas para afastar os insetos prejudiciais, mas esses pesticidas também matam insetos benéficos e os mantêm fora do jardim.
Para jardineiros urbanos que podem jardinar em varandas altas ou em ambientes fechados, os polinizadores de insetos simplesmente não conseguem alcançar as plantas e flores onde estão localizadas.
Plantas alimentares que dependem de polinizadores
Apenas 10% de todas as plantas com flores não contam com polinizadores para a polinização, o que significa que o restante exige polinização com a ajuda de forças externas. Alguns exemplos de plantas alimentares comuns que precisam de polinizadores são:
- Tomates
- Berinjela
- Feijões
- Ervilhas
- Abobrinha
- Squash duro
- Pimentos
- Melões
- Maçãs
- Pepinos
- Pêssegos
- Peras
Sem polinização, essas plantas alimentícias que dependem de polinizadores não podem produzir os frutos que comemos.
Dicas para melhorar o processo de polinização em seu jardim
Se você achar que suas plantas alimentícias não estão produzindo frutas e suspeitar que a falta de polinização está causando isso, faça algumas coisas para melhorar a polinização por insetos no seu quintal.
Pare de usar inseticidas
Frutas e legumes imperfeitos são melhores que frutas e legumes. Muitos inseticidas matam todos os insetos, maus e bons. Não use inseticidas em plantas alimentícias que dependem de polinizadores. Em vez disso, tente usar controles de insetos, como insetos predadores ou bactérias específicas dos insetos ruins que estão causando danos ao seu jardim. Ou simplesmente aceite que uma pequena parte de suas colheitas será perdida devido a danos causados por insetos, que é um pequeno preço a pagar em troca de obter qualquer fruto.
Não use rega aérea
Rega aérea é quando você usa um aspersor para regar o seu jardim. Se você rega seu jardim dessa maneira, especialmente se você rega pela manhã e à noite, quando os polinizadores de insetos são mais ativos, isso pode criar o mesmo tipo de condições que muita chuva, o que manterá os polinizadores afastados. Não use rega em plantas alimentícias que dependem de polinizadores. Em vez disso, use irrigação por gotejamento na base da planta. Você não só terá mais polinizadores no jardim, como suas plantas absorverão mais água.
Plante um jardim polinizador
Plantar um jardim polinizador atrairá polinizadores para o seu quintal e, enquanto estiverem no jardim, eles também visitarão as plantas da sua horta. Você pode encontrar instruções para plantar um jardim polinizador aqui.
Polinização manual
Se a Mãe Natureza estiver sabotando sua polinização por insetos com muita chuva ou muito vento, ou se você estiver jardinando em um local em que os polinizadores não possam chegar, como um arranha-céu, uma estufa ou um ambiente interno, poderá polinizar manualmente as plantas que precisam polinizadores. Basta pegar um pincel pequeno e girá-lo dentro de uma flor e, como um polinizador de inseto normal, passar de flor em flor, girando suavemente o pincel dentro das flores. Esse processo é um pouco tedioso, mas vale a pena se os polinizadores naturais não estiverem disponíveis.
Deixe O Seu Comentário