Como fazer sua própria topiaria
Topiaria ao ar livre pode criar um efeito marcante em seu jardim. Dedicar um tempo para fazer sua própria topiaria pode economizar até várias centenas de dólares e dar-lhe um ponto focal de jardinagem do qual você pode se orgulhar.
Como fazer sua própria topiaria
Existem essencialmente dois tipos de topiaria: topiaria de videira, onde as videiras são incentivadas a crescer sobre formas de topiaria e topiaria de arbusto, onde um arbusto é cortado em uma forma.
Faça sua própria topiaria com videiras
- Escolha formulários de topiaria - se você está criando uma árvore de topiaria ou algo mais elaborado, se você decidir usar plantas de vinha para fazer uma topiaria, precisará escolher um formulário de topiaria. Isso permitirá que a videira suba no formulário e cubra a forma.
- Escolha uma planta de vinha - A hera inglesa é uma escolha comum para uma topiaria de videira, embora qualquer planta que possa ser usada seja como pervinca ou hera de Boston. A hera inglesa geralmente é escolhida devido ao fato de crescer rapidamente, tolerar muitas condições e parecer adorável.
- Preencha o formulário com musgo esfagno - Embora o preenchimento dos formulários da topiaria com musgo de esfagno não seja essencial, ele ajudará sua topiaria a ter uma aparência mais completa muito mais rapidamente.
- Plante a videira em torno do formulário - Seja uma topiaria em vaso ou uma topiaria externa no solo, plante a videira em volta do formulário para que ele cresça. Se você estiver usando um formulário grande ou se desejar simplesmente cobri-lo mais rapidamente, poderá usar várias plantas ao redor do formulário.
- Treine e poda adequadamente - À medida que as plantas crescem, treine-as no formulário, ajudando-as a envolvê-lo. Além disso, corte ou retire quaisquer brotos que não possam ser facilmente treinados para as formas de topiaria.
O tempo que leva para ter uma topiaria totalmente coberta varia dependendo de quantas plantas você usa e do tamanho da topiaria, mas podemos garantir que, quando tudo estiver preenchido, você ficará emocionado com os resultados.
Faça sua própria topiaria com arbustos
Fazer uma topiaria com um arbusto é mais difícil, mas ainda assim muito divertido.
- Escolha a planta - É mais fácil iniciar uma topiaria de arbusto com um pequeno arbusto juvenil que pode ser moldado à medida que cresce, mas você também pode obter um efeito de topiaria externa com plantas maduras.
- Quadro ou sem quadro - Se você é novo na topiaria, convém colocar formas da topiaria nos arbustos que optar por esculpir. À medida que a planta cresce, o quadro ajudará a guiá-lo em suas decisões de poda. Se você é um artista de topiaria experiente, pode tentar criar topiaria sem formulários de topiaria. Esteja ciente de que mesmo artistas experientes do topiary usarão molduras para facilitar as coisas. Se você tem um arbusto maior, pode ser necessário construir a moldura em torno da topiaria.
- Treinamento e poda - Ao criar uma topiaria ao ar livre, você precisa levar as coisas devagar. Imagine como você deseja que sua topiaria final pareça e corte não mais do que 3 polegadas ao trabalhar para essa forma. Se você estiver trabalhando no cultivo de um pequeno arbusto, corte uma polegada nas áreas em que precisa preenchê-la. A poda incentivará um crescimento adicional e mais acidentado. Se você estiver trabalhando na modelagem de um arbusto grande, não afaste mais de 5 cm nas áreas em que deseja cortar. Mais do que isso, apenas matará partes do arbusto e arruinará o processo. Lembre-se, ao criar uma topiaria arbustiva, você está criando uma escultura em câmera lenta.
- Treinando e podando novamente - Repetimos esta etapa porque você precisará repetir essa etapa - muito. Treine e poda o arbusto um pouco mais a cada três meses durante o crescimento ativo.
Tome seu tempo quando você faz sua própria topiaria e vá devagar. Sua paciência será recompensada com uma fabulosa topiaria ao ar livre.
Deixe O Seu Comentário