Tratar raiz podridão - dicas de jardinagem para plantas de casa
Às vezes, se uma planta é super-molhada, ela simplesmente não parece se recuperar depois. As folhas começam a ficar opacas e amareladas, e a planta inteira parece estar em uma ladeira escorregadia em direção à morte. Você tenta corrigir o problema de irrigação, mas nada parece ajudar. Provavelmente, sua planta está sofrendo de podridão das raízes.
O que é raiz podre?
A podridão radicular pode ter duas fontes - uma é a exposição prolongada a condições de excesso de água que podem causar a morte de algumas raízes devido à falta de oxigênio. À medida que morrem, eles podem começar a decair ou apodrecer. A podridão pode se espalhar para raízes mais saudáveis e matá-las também, mesmo se as condições do solo forem corrigidas.
A outra fonte pode ser de um fungo no solo. O fungo pode permanecer dormente no solo indefinidamente e, de repente, florescer quando a planta for regada em excesso uma ou duas vezes. O fungo da podridão das raízes ataca as raízes e faz com que elas morram e apodreçam.
Como é a podridão raiz?
Se você não tiver certeza se sua planta tem podridão radicular, você deve estar se perguntando: "Como é a podridão radicular?" Se a planta murchar lentamente e as folhas ficarem amarelas por razões aparentemente desconhecidas, convém verificar as raízes. Retire a planta do solo e sinta as raízes. As raízes afetadas pela podridão parecerão pretas e parecerão piegas. As raízes afetadas podem literalmente cair da planta quando você as toca. As raízes saudáveis podem ser negras ou pálidas, mas parecerão firmes e flexíveis.
Tratamento da podridão radicular
Se o problema é prolongado ou excessivo, ou causou um fungo de podridão nas raízes, você deve agir rapidamente. O tratamento da podridão radicular o mais rápido possível, permitirá que você plante a melhor chance de sobreviver.
Comece a tratar a podridão das raízes removendo a planta do solo e lavando as raízes em água corrente. Lave o máximo de solo e raízes afetadas possível, enquanto é gentil com a planta.
Em seguida, use um par de tesouras ou tesouras afiadas e limpas para aparar todas as raízes afetadas restantes. Quando você trata a podridão radicular, pode ser necessário remover uma quantidade significativa do sistema radicular se a planta for muito afetada. Se for esse o caso, limpe as tesouras ou a tesoura com álcool e corte de um terço a metade das folhas da planta. Isso dará à planta uma chance melhor de regenerar as raízes, pois não precisará suportar tantas folhas.
Continue tratando a podridão das raízes, descartando o solo na panela em que a planta estava. Lave a panela cuidadosamente com uma solução de água sanitária.
Se possível, mergulhe as raízes saudáveis restantes em uma solução de fungicida para eliminar qualquer possível fungo de podridão das raízes. Depois de tratar a podridão das raízes na planta, repote a planta em uma mistura limpa de envasamento.
Certifique-se de que o recipiente tenha boa drenagem e apenas regue a planta quando a parte superior do solo estiver seca. Enquanto regredir suas raízes, não fertilize a planta, pois isso pode estressá-la. Você não quer ter que tratar a podridão das raízes novamente na planta. Felizmente, agora a planta se recuperará e você receberá sua linda planta de volta.
Deixe O Seu Comentário