Fobias de plantas comuns - medo de flores, plantas e muito mais
Eu amo tanto a jardinagem que acho que deve haver um movimento direto em minhas veias, mas nem todo mundo se sente da mesma maneira. Muitas pessoas se esquivam da sujeira e têm um medo real de plantas e flores. Por mais estranho que possa parecer para alguns, verifica-se que existem realmente fobias comuns relacionadas a plantas e jardins.
Como você pode ter medo de plantas?
Se eles admitem ou não, todo mundo tem medo de algo. Para muitas pessoas, é um medo real de plantas e flores. Considerando o mundo coberto de plantas, essa fobia pode ser extremamente séria e reduzir o estilo de vida de alguém.
Duas das fobias de plantas mais comuns são botanofobia, o medo muitas vezes irracional das plantas e antofobia, o medo das flores. Mas tanto a botanofobia quanto a antofobia são apenas a ponta do iceberg quando se trata de fobias no jardim.
Algumas fobias do jardim são mais específicas do que o medo geral das plantas. Um medo de árvores é chamado dendrofobia, enquanto o medo de vegetais (além do desgosto de uma criança de quatro anos) é chamado lacanofobia. Drácula sem dúvida teria aliumfobia, o medo do alho. Micofobia é um medo de cogumelos, que pode não ser realmente um medo irracional, dado que muitos cogumelos são venenosos.
Outras fobias comuns relacionadas à jardinagem têm a ver com insetos, sujeira ou doença real ou até mesmo com água, sol ou condições climáticas. O medo geral de insetos é chamado insectofobiaou entomofobia, mas há muitas fobias específicas para insetos, como medo de abelhas, apifobiaou mottephobia, o medo das mariposas.
Algumas pessoas têm medo da chuva (ombrofobia) ou heliofobia(medo do sol). O que torna tudo isso mais trágico é que muitas vezes uma fobia coincide com outra ou mesmo com muitos medos, o que pode impedir a capacidade de uma pessoa de levar uma vida de sua própria escolha.
Razões para fobias de plantas comuns
As fobias de plantas, ervas ou flores podem resultar de uma variedade de problemas. Eles podem estar ligados a um evento traumático da vida frequentemente em tenra idade. Eles podem provocar sentimentos de perda relacionados à morte de um ente querido. Ou podem estar relacionados a uma lesão vivenciada pela vida vegetal, como picadas por urtigas ou rosas ou intoxicação. As fobias do jardim podem até ser despertadas por alergias, como cebola ou alho.
Às vezes, a botanofobia é causada por crenças supersticiosas relacionadas às plantas. Muitas culturas têm contos populares sobre a presença de bruxas, demônios ou outras entidades malignas em plantas e árvores, o que francamente soa um pouco assustador até para mim.
Uma base mais moderna para as fobias das plantas é que as plantas de interior sugam oxigênio de uma sala à noite, ignorando completamente o fato de que as plantas emitem dez vezes mais oxigênio durante o dia do que usam à noite.
As fobias de jardim são frequentemente mais complexas na natureza e causadas por vários fatores. Hereditariedade e genética podem ser reproduzidas juntamente com a química cerebral e a experiência de vida. O tratamento de fobias relacionadas a plantas geralmente adota uma abordagem multifacetada, combinando várias abordagens terapêuticas com medicamentos.
Deixe O Seu Comentário