Métodos de propagação de frutas-pão - Como propagar árvores de frutas-pão
Nativas do Pacífico Sul, as árvores de fruta-pão (Artocarpus altilis) são parentes próximos de amoreira e jaca. Suas frutas amiláceas são embaladas com nutrição e são uma fonte de alimento valiosa em toda a sua faixa nativa. Embora as árvores de fruta-pão sejam árvores de vida longa que produzam frutos de forma confiável por décadas, muitos jardineiros podem achar que ter uma árvore simplesmente não é suficiente. Continue lendo para aprender como propagar árvores de fruta-pão.
Como propagar árvores de fruta-pão a partir de sementes
A propagação da árvore de fruta-pão pode ser feita por sementes. No entanto, as sementes da fruta-pão perdem sua viabilidade em apenas algumas semanas; portanto, as sementes precisam ser plantadas quase imediatamente após a colheita das frutas maduras.
Ao contrário de muitas plantas, a fruta-pão depende da sombra para germinar e crescer adequadamente. Para propagar com sucesso a fruta-pão, você precisará fornecer um local com pelo menos 50% de sombra ao longo do dia. As sementes frescas de fruta-pão amadurecidas devem ser plantadas em uma mistura de vasos de areia bem drenada e mantidas úmidas e parcialmente sombreadas até que ocorra o surgimento.
Embora o início de novas árvores de fruta-pão pareça bastante fácil, o problema é que a maioria das variedades de fruta-pão especificamente cultivadas por seus frutos deliciosos e nutritivos são na verdade híbridos sem sementes. Portanto, essas variedades sem sementes precisam ser propagadas por métodos vegetativos, que incluem estacas de raízes, ventosas, camadas de ar, estacas de caule e enxertos.
Outros métodos de propagação de fruta-pão
Abaixo estão os três métodos mais comuns de propagação da fruta-pão vegetativa: estacas de raízes, ventosas e camadas de ar.
Mudas de raiz
Para propagar a fruta-pão por estacas radiculares, primeiro você precisará expor com cuidado as raízes da fruta-pão que crescem perto da superfície do solo. Remova o solo ao redor dessas raízes, tomando cuidado para não cortar ou danificar as raízes. Selecione uma seção de raiz com 3 a 8 cm de diâmetro. Com uma serra ou aparadores limpos e afiados, corte uma seção dessa raiz com pelo menos 8 cm de comprimento, mas não mais do que 25 cm no total.
Escove ou lave com cuidado todo o excesso de terra da seção cortada. Com uma faca afiada e limpa, faça 2-6 cortes rasos na casca. Limpe levemente o corte da raiz com hormônio de enraizamento e plante-o aproximadamente de 2,5 a 8 cm. De profundidade, em uma mistura de solo arenoso e bem drenante. Novamente, isso precisará ser definido em um local parcialmente sombreado a sombreado e mantido úmido até que os brotos comecem a aparecer.
Otários de raiz
A propagação da fruta-pão por ventosas é um método muito semelhante ao corte de estacas, exceto que você selecionará seções de raiz que já começaram a produzir brotos.
Primeiro, encontre otários que estão produzindo crescimento acima do nível do solo. Cavar suavemente para encontrar a raiz lateral da qual o otário está brotando. De preferência, esta seção de raiz deve conter suas próprias raízes de alimentador vertical.
Corte a seção de raiz lateral de sucção da planta-mãe, incluindo qualquer raiz do alimentador vertical. Plante o otário da raiz na mesma profundidade em que ele crescia anteriormente em uma mistura de solo arenoso e bem drenada e mantenha-o úmido e parcialmente sombreado por aproximadamente 8 semanas.
Camadas de ar
O início de novas árvores de frutas-pão por camadas de ar envolve muito menos escavação na terra. No entanto, esse método de propagação da fruta-pão deve ser feito apenas em árvores jovens e imaturas, que ainda não tenham idade suficiente para produzir frutos.
Primeiro, selecione uma haste ou ventosa com pelo menos 8 a 10 cm de altura. Encontre um nó foliar na metade superior do caule ou do otário e, com uma faca afiada, remova uma seção com cerca de 2,5 a 5 cm de altura da casca ao redor do caule, logo abaixo do nó foliar . Você deve remover apenas a casca, não cortando a madeira, mas depois marcar levemente a camada interna de câmbio verde logo abaixo da casca.
Polvilhe esta ferida com hormônio de enraizamento e, em seguida, leve rapidamente um pouco de musgo de turfa úmido. Enrole plástico transparente ao redor da ferida e musgo de turfa, mantendo-o no lugar ao redor da parte superior e inferior da ferida com tiras de borracha ou barbante. Em 6-8 semanas, você verá raízes se formando no plástico.
Em seguida, você pode cortar esse corte em camadas de ar recém-enraizado da planta-mãe. Remova o plástico e plante-o imediatamente em solo arenoso e bem drenado, em um local parcialmente a sombreado.
Deixe O Seu Comentário