Métodos de propagação de amêndoa: Dicas sobre a propagação de amendoeiras
Nativas do Mediterrâneo e do Oriente Médio, as amendoeiras tornaram-se uma popular nogueira para jardins domésticos em todo o mundo. Com a maioria das cultivares crescendo apenas a uma altura de 10 a 15 pés (3-4,5 m), as amendoeiras jovens podem ser facilmente treinadas como espaldeiras. As amendoeiras apresentam flores rosa claro a brancas no início da primavera antes de saírem. Em climas mais frios, é comum que essas flores desabrochem enquanto o resto do jardim ainda dorme sob a neve. Amendoeiras podem ser compradas em centros de jardinagem e viveiros, ou propagadas em casa a partir de uma amendoeira existente. Vamos dar uma olhada em como propagar uma amendoeira.
Métodos de propagação de amêndoa
A maioria das cultivares de amêndoa não pode ser propagada por sementes. As sementes de alguns híbridos são estéreis, enquanto outras sementes de cultivares de amêndoa podem ser viáveis, mas não produzirão plantas verdadeiras. As plantas que resultam da semente podem reverter para uma planta original, que, embora relacionada, pode até não ser uma planta de amêndoa. Portanto, os métodos mais comuns de propagação de amêndoa são estacas de madeira macia ou enxertia de brotos.
Propagando Amendoeiras com Estacas
As estacas de madeira macia são um método de propagação no qual brotos jovens de uma planta lenhosa são cortados e forçados a enraizar. Na primavera, depois que a amendoeira folheou e produziu novos brotos, selecione algumas ramificações jovens e flexíveis para estacas de madeira macia. Certifique-se de que há brotos novos crescendo acima da união do enxerto da árvore e não ventosas abaixo do enxerto.
Antes de cortar os brotos para estacas de madeira macia, prepare uma bandeja de semeadura ou vasos pequenos com uma boa mistura de composto ou meio de envasamento. Faça furos no meio de envasamento para as estacas com um lápis ou passador. Além disso, certifique-se de ter um hormônio de enraizamento à mão.
Com uma faca afiada e estéril, corte os jovens rebentos que você selecionou para a propagação das amendoeiras logo abaixo do nó das folhas. As fotos selecionadas devem ter aproximadamente 8 a 10 cm de comprimento. Remova todos os brotos ou folhas da metade inferior do corte.
Seguindo as instruções do hormônio de enraizamento que você está usando, aplique no fundo das estacas e coloque-as no meio de envasamento. Aperte firmemente o solo ao redor das estacas e regue-as com cuidado, mas com cuidado.
Geralmente, leva de 5 a 6 semanas para as estacas de madeira macia se enraizarem. Durante esse período, é muito importante manter a mistura de compostagem ou envasamento úmida, mas não muito encharcada. Colocar o corte em uma estufa ou em um saco plástico transparente pode ajudar a reter a umidade consistente.
Como propagar uma amêndoa por Budding
Outro método comum para a propagação de amendoeiras é a brotação ou enxertia de brotos. Com essa forma de enxerto de árvore, os brotos da amendoeira que você deseja cultivar são enxertados no porta-enxerto de uma árvore compatível. O porta-enxerto de outras amêndoas pode ser usado para amendoeiras em brotamento, bem como pêssegos, ameixas ou damascos.
A brotação é geralmente feita no final do verão. Usando cortes cuidadosos com uma faca de enxertia, as gemas de amêndoa são enxertadas no porta-enxerto selecionado por um de dois métodos: brotamento em T ou brotamento de cavacos / escudo.
Na brotação em T, é feito um corte em forma de T no porta-enxerto e um broto de amêndoa é colocado sob a casca do corte, e então é fixado no lugar por enxerto de fita ou um elástico grosso. Na brotação de escudos ou cavacos, um chip em forma de escudo é cortado do porta-enxerto e substituído por um chip em forma de escudo, que contém um botão de amêndoa. Esse botão de chip é então fixado por meio de enxerto de fita.
Deixe O Seu Comentário