Posso plantar uma pinha: brotando pinhas nos jardins
Se você pensou em cultivar um pinheiro germinando um cone inteiro, não perca tempo e energia, porque, infelizmente, não funcionará. Embora plantar pinhas inteiras pareça uma ótima idéia, não é um método viável para cultivar um pinheiro. Continue lendo para saber o porquê.
Posso plantar uma pinha?
Você não pode plantar uma pinha e esperar que ela cresça. Existem várias razões pelas quais isso não funciona.
O cone serve como um recipiente lenhoso para as sementes, que são liberadas do cone somente quando as condições ambientais são exatamente corretas. Quando você colhe os cones que caem da árvore, as sementes provavelmente já foram liberadas do cone.
Mesmo que as sementes nos cones estejam no estágio exato exato de maturação, o surgimento de pinhas plantando pinhas inteiras ainda não funcionará. As sementes precisam da luz do sol, que não conseguem quando estão fechadas no cone.
Além disso, plantar pinhas inteiras significaria que as sementes são realmente muito profundas no solo. Mais uma vez, isso impede que as sementes recebam a luz solar de que precisam para germinar.
Plantando sementes de pinheiro
Se você tem o coração no pinheiro do seu jardim, sua melhor aposta é começar com uma muda ou uma pequena árvore.
No entanto, se você está curioso e gosta de experimentar, plantar sementes de pinheiro é um projeto interessante. Embora o surgimento de pinhas não funcione, é possível colher as sementes do cone e você pode, se as condições forem adequadas, cultivar uma árvore com sucesso. Veja como fazer isso:
- Colha uma pinha (ou duas) de uma árvore no outono. Coloque os cones em um saco de papel e coloque-os em uma sala quente e bem ventilada. Sacuda o saco a cada poucos dias. Quando o cone estiver seco o suficiente para liberar as sementes, você as ouvirá sacudindo na bolsa.
- Coloque as sementes de pinheiro em um saco plástico que possa ser fechado novamente e guarde-as no freezer por três meses. Por quê? Esse processo, chamado estratificação, imita três meses de inverno, que muitas sementes exigem (ao ar livre, as sementes ficam enterradas sob agulhas de pinheiro e outros detritos de plantas até a primavera).
- Após três meses, plante as sementes em um recipiente de 10 cm preenchido com um meio de drenagem bem drenado, como uma combinação de mistura de envasamento, areia, casca de pinheiro fina e musgo de turfa. Verifique se o recipiente possui um orifício de drenagem na parte inferior.
- Plante um pinheiro em cada recipiente e cubra-o com não mais que 6 mm. De mistura para vasos. Coloque os recipientes em uma janela ensolarada e água conforme necessário para manter a mistura de envasamento levemente úmida. Nunca deixe a mistura secar, mas não a molhe a ponto de ficar encharcada. Ambas as condições podem matar a semente.
- Quando a muda tiver pelo menos 20 cm de altura, transplante a árvore ao ar livre.
Deixe O Seu Comentário