Problemas da videira da paixão: Aprenda sobre os problemas que afetam as videiras da paixão
Existem mais de 400 espécies de maracujás tropicais e subtropicais (Passiflora sp.). Essas plantas vigorosas são reconhecidas por suas flores exóticas, com dez pétalas e cheiro doce. Embora sejam originárias da América do Sul, as videiras de maracujá se naturalizaram em todos os trópicos. Algumas flores de maracujá também produzem frutas muito valorizadas, usadas para sucos e sobremesas. Leia para saber o que podem ser e o que pode ser feito sobre isso.
Problemas da videira da flor da paixão
Todas as flores de maracujá são frias. Eles devem ser protegidos no inverno. Eles também são suscetíveis a doenças transmitidas pelo solo, fungos, vírus, bactérias e nematóides.
Uma das questões que afetam as videiras de maracujá é que a subespécie de frutificação roxa de sabor doce é altamente suscetível ao nematoide das galhas. O nematóide do nó da raiz causa um espessamento severo das raízes e até a morte. Felizmente, as subespécies frutificadas mais ácidas e amarelas são resistentes aos nemátodes e podem ser usadas para estoque de raízes e hibridação resistente a doenças.
Existem muitas doenças da flor da paixão. Um dos maiores problemas da flor da paixão é o fungo que causa a murcha do fusarium. A murcha de Fusarium é uma doença transmitida pelo solo que pode ser mortal. Os primeiros sinais são folhas amareladas, seguidas de folhas que caem e morrem. Depois disso, os galhos e troncos se separam e se afastam da casca. Finalmente, as raízes descolorem e morrem. Novamente, o cultivo da videira de maracujá no estoque de raízes de subespécies de frutos amarelos ajuda a controlar esse problema.
Os vírus, como o mosaico do pepino, podem afetar as trepadeiras. É comumente transmitido através de besouros e pulgões de pepino. O vírus também pode se espalhar entre plantas ou sementes infectadas. As plantas afetadas mostram um tipo de mosaico manchado nas folhas, juntamente com crescimento atrofiado e distorção das folhas. Não há cura além da prevenção, portanto, as plantas infectadas devem ser removidas.
As pragas da videira de maracujá também incluem a mancha bacteriana altamente prejudicial causada pela bactéria Xanthomonas. É muito difícil de controlar e causa muitos danos às culturas comerciais. A doença começa com pequenas manchas redondas nas folhas. Essas manchas podem crescer mais, matar as folhas, reduzir a fotossíntese, entrar no sistema vascular, reduzir o vigor da planta, danificar os frutos e até dizimar toda a planta. Não existem produtos químicos no mercado que controlem esta doença. Algumas espécies mostraram resistência limitada e há esperança de que uma variedade resistente que também produz bons frutos possa ser desenvolvida.
A videira de maracujá é uma planta altamente atraente e, em alguns casos, comestível. Mas é importante que os jardineiros estejam preparados para os problemas das videiras de maracujá. Compre apenas espécies resistentes a doenças. Plante-as no local certo com boa qualidade, drenagem rápida do solo em pleno sol com ar úmido e muita água. Isso deve ajudar essas plantas a resistir à maioria das doenças e pragas da maracujá.
Deixe O Seu Comentário