Enraizamento de estacas de sabugueiro: Como propagar estacas de sabugueiro
Elderberries (Sambucus canadensis) são nativas de partes da América do Norte e são vistas como um prenúncio da primavera. As deliciosas frutas são transformadas em conservas, tortas, sucos e xarope. Sabugueiro são plantas lenhosas, portanto, iniciar sabugueiro a partir de estacas é um método simples e comum de propagação de sabugueiro. Como propagar estacas de sabugueiro e quando é o melhor momento para tomar estacas de sabugueiro? Continue lendo para saber mais.
Quando tomar estacas de sabugueiro
A propagação de sabugueiro por estacas deve ser estaca de madeira macia. Estes são os melhores para a propagação de sabugueiro devido ao novo crescimento que está à beira da maturidade.
Pegue suas estacas de madeira macia no início da primavera, quando a planta estiver apenas quebrando a dormência. As estacas formam novas raízes a partir dos nós das folhas no caule e, voila, você tem uma nova planta de sabugueiro que é um clone dos pais.
Como propagar estacas de sabugueiro
Os sabugueiros são adequados para as zonas de robustez das plantas do USDA 3-8. Depois que seu solo estiver preparado, é hora de plantar as mudas. Você pode fazer um recorte suave de um vizinho ou parente ou solicitá-los através de um viveiro on-line. Embora a polinização cruzada não seja necessária para dar frutos, as flores com polinização cruzada tendem a produzir frutas maiores; portanto, idealmente, você deve selecionar duas cultivares e plantá-las a 18 metros uma da outra.
Se você estiver cortando sozinho, selecione um galho macio e flexível que esteja começando a endurecer e passe de verde para marrom. Corte o ramo em segmentos longos de 10 a 15 cm; você deve obter várias estacas de um ramo. Retire todas as folhas dos dois terços inferiores do corte. Deixe pelo menos um conjunto de folhas na parte superior.
O enraizamento de mudas de sabugueiro pode começar na água ou em uma mistura do solo.
- Você pode colocar o lado recortado em uma jarra cheia de água, submergindo até a metade. Coloque o frasco em uma área ensolarada por seis a oito semanas, trocando a água de vez em quando. Névoa do corte a cada poucos dias. As raízes devem começar a se formar na semana oito. Eles serão mais frágeis do que aqueles iniciados no solo; portanto, espere até parecerem firmes antes de transplantá-los para o jardim.
- Se você usar o método do solo para fazer o enraizamento, corte as mudas em água por 12 a 24 horas. Em seguida, combine uma parte de turfa com uma parte de areia e misture-a com água até que o solo esteja úmido e quebradiço, e não encharcado. Encha um recipiente de 5 a 10 cm com a mistura e cole o terço inferior do corte no meio. Prenda uma sacola plástica transparente sobre a panela com laços ou um elástico para criar uma mini estufa. Coloque o corte em uma área de luz brilhante, mas indireta. Névoa do corte a cada poucos dias, à medida que o solo seca, e depois substitua a bolsa. Após seis semanas, o corte de sabugueiro deve ter raízes. Um puxão suave deve encontrar resistência, o que permitirá que você saiba que é hora de transplantar.
Antes de enraizar suas estacas de sabugueiro, selecione um local e prepare o solo. Sabugueiro como uma área ensolarada a parcialmente sombreada, com solo fértil, alterado com muita matéria orgânica. O solo também deve ser bem drenante. Um teste de solo disponível através do seu escritório local de extensão indicará as alterações necessárias ao solo antes de iniciar o sabugueiro a partir de mudas. Pode ser necessário incorporar fósforo ou potássio adicionais antes do plantio.
Agora basta cavar um buraco e enterrar o corte com a base do nível do caule com a linha do solo. Espace vários sabugueiros por 6 a 10 pés (2-3 m.) Para permitir uma propagação de 6 a 8 pés (2-2,5 m) por cada planta.
No verão, você deve ter flores de sabugueiro, que podem ser usadas para fazer xarope, chá ou limonada. No próximo verão, você deverá ter uma abundância de frutas suculentas e ricas em antioxidantes, ricas em vitamina C e ferro, para transformar em conservas, tortas, vinho e xarope.
Deixe O Seu Comentário