Tratamento de Cercospora de rabanete: tratamento de manchas de folhas de Cercospora em folhas de rabanete
Por: Bonnie L. Grant, agricultor urbano certificado
Rabanetes são uma das culturas mais fáceis de cultivar. Da semente à colheita, muitas vezes leva apenas algumas semanas. Mas, como em qualquer planta, os rabanetes podem desenvolver sintomas de doenças que podem afetar a colheita. A mancha foliar de rabanete da Cercospora é uma dessas doenças que pode causar a morte de mudas ou, em plantas mais antigas, reduzir o tamanho da raiz comestível. Aprenda sobre o gerenciamento do rabanete Cercospora e o que você pode fazer para prevenir a doença.
Reconhecendo a mancha de rabanete da Cercospora
Se você tivesse um níquel para cada possível problema de doença ou praga que pudesse afetar o seu canteiro de hortaliças, você seria rico. Rabanetes são plantas bastante resistentes, mas mesmo propensas a doenças. Uma das doenças comuns são manchas foliares de cercospora em rabanete, também conhecidas como praga. Assemelha-se a muitas outras doenças da mancha foliar, infelizmente, por isso pode ser difícil de diagnosticar. Felizmente, é bastante fácil prevenir.
Um fungo causa rabanetes com manchas nas folhas da cercospora. A doença começa nas folhas, mas se move rapidamente para pecíolos. As folhas desenvolvem grandes lesões redondas de cinza ou marrom com margens escuras. Os pecíolos são infectados e exibem longas lesões cinza-esverdeadas. As lesões das folhas ficam mais claras no centro à medida que amadurecem.
À medida que a infecção progride, a folha inteira fica amarela e, eventualmente, morre e cai. Esta é uma doença fúngica muito contagiosa e pode se espalhar rapidamente para todas as folhas de uma planta. A falta de fotossíntese para impulsionar a formação celular significa que o tamanho da raiz é drasticamente diminuído. Logo depois que todas as folhas caem, a planta morre.
Gerenciando rabanetes com mancha de folha Cercospora
O fungo Cercospora vive no solo ou em matéria vegetal descartada. Pode sobreviver assim durante o inverno. Também pode sobreviver em plantas voluntárias, certas ervas daninhas e plantas crucíferas selvagens, como a mostarda selvagem. O fungo também afeta outros membros da família cruciforme, como o repolho, mas também pode infectar melancias, beterrabas e muitas outras hortaliças.
Os esporos do fungo se formam nas folhas e sobrevivem como folhagem caída. Mesmo após a compostagem das folhas, o solo ainda pode abrigar o fungo. Temperaturas de 55 a 65 graus Fahrenheit (13 a 18 C.) promovem o crescimento dos esporos. Estes são jogados nas plantas durante chuva ou irrigação. Eles também podem ser transportados pelo vento ou durante o cultivo. Boas práticas de saneamento são cruciais para o rabanete do gerenciamento da Cercospora.
Manchas de folhas de Cercospora no rabanete podem ser controladas com métodos culturais e de saneamento. Vários fungicidas também são úteis se usados no início do ciclo da doença. Um que é seguro para uso em culturas comestíveis é o sulfato de cobre.
Outras práticas úteis para prevenir a infecção são uma rotação de culturas de 3 anos e o saneamento do equipamento. Arar profundamente sob os detritos das plantas pode ajudar a reduzir o risco de infecção, pois os rabanetes não crescem muito fundo no solo. No final da temporada, remova todo o material vegetal, mesmo se não houver uma infecção do ano atual.
Durante a estação de crescimento, remova quaisquer plantas que apresentem sintomas. Remova ervas daninhas e mantenha outros vegetais cruciformes longe da colheita de rabanete. Proporcione um bom espaçamento entre rabanetes para promover a circulação do ar e impedir que as plantas infectadas espalhem a doença por toda a colheita.
O Cercospora pode infectar outros tipos de produtos, portanto a detecção precoce é essencial para controlar a propagação da doença.
Deixe O Seu Comentário